Cuidados com o corpo

Cabelo danificado: o que fazer para recuperar a vida dos fios?

/
4 0
Aprenda como recuperar o cabelo danificado e sofrer menos ao lidar com sol, mar, secador, tintura ou outros procedimentos agressivos. Veja no artigo!
Tempo de leitura: 4 min

Como está a rotina de cuidados com os seus cabelos? Fez uso de alguma tintura ou alisamento ultimamente? Tem usado muita chapinha ou secador?

Se você se identificou com alguma das atividades mencionadas, saiba que esse tipo de descuido pode deixar o cabelo danificado — tudo o que se deve evitar quando estamos buscando nossa melhor versão na frente do espelho.

Mas calma, temos algumas dicas que podem ajudar a reestruturar seu cabelo. Confira!

Invista no cronograma capilar

Se você quer realmente tratar os seus fios doentes, é preciso ter empenho e manter uma rotina de cuidados. Alterne os tratamentos entre hidratação, nutrição e reconstrução. Faça isso usando produtos específicos e por um período de, pelo menos, 6 meses.

Durante a hidratação, por exemplo, é possível utilizar produtos à base de d-pantenol ou manteiga de oliva, pois além de hidratar, ainda contribuem com a maciez e brilho dos fios. Para a nutrição, invista em produtos que tenham como ativos o óleo de argan ou de rícino, pois auxiliam no fortalecimento e controle do frizz. Já para a reconstrução, o ideal é o uso de produtos que contenham colágeno ou creatina.

Evite o desbotamento

Uma vez desbotado o cabelo, seu efeito é irreversível. Porém, você pode recorrer a tonalizantes para devolver as características perdidas da cor natural ou artificial dos seus fios.

Outra medida a ser tomada é evitar lavar o cabelo com tanta frequência, já que esse é um dos fatores que potencializam o desbotamento. No entanto, como sabemos que, no Brasil, principalmente no verão, esse hábito é difícil, existem produtos específicos que ajudam a selar o brilho e a cor do seu cabelo, como os que tem filtro UV em sua composição.

Aposte em um bom corte

Fios ressecados pela ação do sol aumentam o surgimento de pontas duplas. Só que, ao contrário do que dizem, cortar o cabelo não vai fazê-lo crescer mais forte. Porém, que tal um recomeço? Você pode eliminar toda a parte do cabelo danificado, principalmente se ela se concentrar nas pontas.

Cortar o cabelo não é algo necessariamente ruim. Afinal, é uma forma de renovar o visual, e ainda optar por cortes de cabelo que estão em alta, mas que você nunca teve coragem ou oportunidade de usar. Essa é sua chance!

Não descuide do couro cabeludo

O couro cabeludo é pele, por isso, precisa de todos os cuidados em relação ao sol, como o uso de chapéu e protetor solar. Caso haja lesões no couro, procure a ajuda de um especialista.

Além disso, é importante que essa região passe por um detox. Assim, as impurezas são removidas e os efeitos dos produtos utilizados para recuperação dos fios são potencializados.

Outra dica é evitar dormir com o cabelo molhado, para que a região do couro cabeludo não acumule caspas.

Tenha cautela com a alimentação

Uma boa alimentação, ingestão de água e cuidados diários com os cabelos sempre vão prevenir ou amenizar os possíveis danos causados durante o verão.
É importante manter uma dieta que auxilie o crescimento saudável do seu cabelo. Alguns exemplos são:

  • proteínas — presentes em carnes, leites e ovos;
  • nutrientes — como ômega 3, vitamina A, C, ferro e zinco, presentes em nozes, sementes e vegetais.

Evite o uso de chapinha e secador

Já é quase um conhecimento geral, mas precisamos reforçar: o calor da chapinha e do secador é nocivo à saúde dos fios. Use-os com cautela. Se você puder revezá-los, usando dia sim, dia não, por exemplo, já é um avanço. Porém, se não conseguir fazer isso, não se esqueça de utilizar bons protetores térmicos.

Escolha um pente adequado

Em relação ao pente que usamos no cabelo, a maioria das pessoas pode ignorar a importância de termos cuidado na escolha. No entanto, saiba que, como o cabelo danificado embaraça mais, pentes de madeira ou de ossos são os mais indicados para a prática. Eles também devem ter dentes com espaçamento de, no mínimo, 4 milímetros.

Você já conhece quem são os inimigos de um cabelo saudável, já sabe como prevenir o ressecamento e como tratar os fios quando a prevenção não deu certo. Pois bem, não há mais desculpas para exibir um cabelo danificado. Invista em si mesmo e cuide-se bem!

E aí, curtiu as dicas? Já conhecia ou colocou em prática alguma delas? Então, deixe um comentário no campo abaixo!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Como está a rotina de cuidados com os seus cabelos? Fez uso de alguma tintura ou alisamento ultimamente?…

/

Como está a rotina de cuidados com os seus cabelos? Fez uso de alguma tintura ou alisamento ultimamente?…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up