Cuidados com a pele

Como cuidar da pele no inverno?

/
6 0
Quer aprender como se cuidar durante o inverno e ficar com a pele bonita e saudável? Leia o artigo que preparamos!
Tempo de leitura: 4 min

Se você é daquelas pessoas que acha que a pele só precisa de uma atenção especial no verão, se engana. As temperaturas frias também surtem efeitos diretos em nossa saúde que, se não tratados, podem gerar incômodos e causar má aparência.

Então, para garantir que sua pele continue linda e protegida no inverno, separamos algumas dicas e informações de como cuidar da pele no inverno. Confira!

Por que é preciso cuidar da pele no inverno?

Junto com o inverno, chega também os ventos frios e o clima seco. Com isso, as pessoas sentem menos necessidade de tomar água e, também, tomam mais banhos quentes do que no verão. Tudo isso favorece a perda de umidade natural do corpo e, além do envelhecimento precoce da pele, pode favorecer o aparecimento de alergias, como dermatites, coceiras e vermelhidão.

Como hidratar a pele durante essa época?

Beba água

Como a saúde da pele começa por dentro, além das opções de uso dos cosméticos adequados e os procedimentos estéticos, é necessário manter os níveis de água no organismo para que sua pele não fique desidratada.

Os médicos recomendam a ingestão de, pelo menos, 2 litros diários de água.

Alimente-se adequadamente

Como dizem, nós somos o que comemos. Por isso, também é muito importante apostar na alimentação saudável, investindo em alimentos ricos em vitaminas D e ômega 3, como alimentos de cor verde-escuro e os peixes gordurosos.

Diminua o tempo no banho

Uma vez que a água do banho no inverno precisa ser mais quente, a duração do seu banho também tem que ser menor. Ficar muito tempo sob água quente tira a proteção natural da pele. Por isso, é recomendado passar um óleo no corpo todo antes do banho ou nas partes mais ressecadas, para evitar maiores prejuízos na pele.

Use sabonetes neutros

Recomenda-se também o uso de sabonetes neutros ou hidratantes, que ajudam a pele a manter a umidade natural. E, no geral, o sabonete deve ser usado apenas uma vez ao dia, já que seu uso frequente deixa a pele mais apta ao ressecamento e até mais propensa a desenvolver alergias — devido ao produto químico que o sabonete pode possuir, caso não seja neutro.

Hidrate a pele

Procure hidratar o corpo sempre após o banho. Essa é a hora em que sua pele está limpa e seus poros bem mais abertos para receberem o hidratante. Use e abuse de produtos no corpo todo, incluindo pés e mãos. É válido apostar em óleos corporais para hidratação também.

Evite esfoliação e uso de buchas

Evite também o uso de buchas no corpo e fazer esfoliações na pele. Se sua pele estiver ressecada, o uso desses objetos podem acentuar o problema.

Quem vive em grandes centros urbanos deve ter ainda mais atenção com a hidratação, já que esses locais podem ter altos índices de poluição. Além disso, as moléculas tóxicas presentes no ar podem contribuir ainda mais para o ressecamento da pele.

Use protetor solar

Se engana quem pensa que cuidar da pele no inverno com protetor solar é desnecessário. Apesar dos raios solares estarem menos intensos, a proteção é essencial em dias nublados e de chuva e, até mesmo, se estiver dentro de casa. Você está exposto à radiação natural e artificial a todo tempo. Então, é melhor garantir esse cuidado.

Por isso, é melhor garantir e repor o protetor solar, pelo menos a cada 4 horas, já que ações como suor, luz artificial e poluição podem ajudar a diminuir o tempo de ação dos protetores.

Vale lembrar também, que se você estiver usando ácido, fazendo peeling ou laser na pele, os cuidados devem ser ainda maiores, já que a sua pele estar mais sensível.

Proteja os lábios

Os lábios são muito sensíveis e costumam sofrer bastante os efeitos do inverno, podendo ressecar, rachar e até sangrar. Isso ocorre não só pelo vento gelado que bate durante essa época, mas também por causa das pessoas que tem o hábito de passar a língua constantemente nos lábios, fazendo com que a acidez da saliva resseque ainda mais a região.

Então, use sempre protetor labial. Existem várias opções, desde batons, até os mais neutros. Manteiga de cacau é uma boa aposta. Os hidratantes que contém vaselina e lanolina também são válidos.

Viu só como é importante cuidar da pele no inverno? Seguindo esses cuidados, você se mantém sempre saudável durante essa época do ano!

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário no texto e participe do debate sobre o assunto!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up