Cuidados com a pele

Como identificar diversos tipos de manchas na pele

/
2 0
Sabe quais são os principais tipos de manchas na pele? Descubra no nosso artigo!
Tempo de leitura: 4 min

A maioria das pessoas tenta encontrar a melhor versão de si para fortalecer a autoconfiança. Ter alguns tipos de manchas na pele não ajuda muito nisso. A boa notícia é que existem alguns cuidados para você criar uma rotina diária de prevenção e evitar esse problema.

Conheça agora quais são os principais tipos de manchas na pele e aprenda que cuidados tomar para se proteger!

Melasmas

É o tipo de mancha mais resistente e o seu surgimento, geralmente, está ligado a alterações hormonais. Por isso, aparece com mais frequência na gravidez e na menopausa. É normalmente uma mancha de coloração puxada para o castanho e pode ter tamanhos variados. Geralmente aparece próximo às maças do rosto e na testa.

Por ser um tipo de mancha que se intensifica com a exposição ao sol, é importante ficar atento ao uso do protetor solar com fatores altos, faça chuva ou faça sol, dentro ou fora de casa.

De forma geral, a maioria das manchas podem ser clareadas, mas não curadas. Esse fato reforça a necessidade do uso do protetor solar para preveni-las.

O tratamento pode ser feito por meio de peelings clareadores e da introdução de colágeno com agulhas, por exemplo.

Melanose Solar (mancha senil)

Elas recebem popularmente o nome de senil porque costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada. Mas a verdade é que essas manchas são causadas pelo excesso de exposição solar ao longo do tempo.

Os raios solares ativam os melanócitos, responsáveis por produzir o pigmento que dá cor à pele. O resultado é o surgimento de manchas arredondadas e escuras que aparecem, geralmente, em áreas do corpo mais expostas.

Para se prevenir, o ideal é investir nos protetores solares em qualquer circunstância. Caso contrário, o sol do dia a dia pode prejudicar a sua pele pouco a pouco.

Há diversos tratamentos, como peelings químicos, dermoabrasão ou o uso de luz intensa pulsada. Eles precisam, claro, ser realizados por um profissional competente.

Sardas (efélides)

Essas manchas costumam surgir em indivíduos de pele clara e em pessoas ruivas, principalmente na face de crianças ou jovens. Elas podem se intensificar após exposição excessiva ao sol.

Em algumas pessoas, as sardas somem naturalmente depois da adolescência. Mas como elas podem permanecer, invista em cuidados contínuos, como o uso dos protetores solares de alta proteção. O fator de proteção (FPS) mínimo recomendado para esses casos é 50.

Manchas de Acne

São as manchas que aparecem depois do processo inflamatório da acne. São mais comuns em jovens e adolescentes. Costumam ser avermelhadas, mas podem se tornar amarronzadas também.

Para se prevenir, vale, novamente, o uso do bom e velho protetor solar. Certifique-se de que o produto não deixe a sua pele muito oleosa, o que pode piorar o quadro de acne. Além disso, procure manter a pele sempre limpa e tenha uma alimentação balanceada.

Para o tratamento das manchas, é válido apostar em cremes com ácidos, no microagulhamento e em tratamentos estéticos com laser e luz pulsada.

Ceratose Seborreica (queratose seborreica)

São lesões geralmente de origem genética, mas causadas também pelo excesso de exposição solar. Ocorrem na camada mais superficial da pele, possuem textura áspera e são escuras ou esbranquiçadas.

São muito comuns em idosos, mas podem aparecer também entre os 30 e 40 anos. Aparecem na face, no couro cabeludo, nos membros e no tórax.

Como prevenção, evite a exposição solar prolongada e faça sempre o uso de bons protetores solares. Se quiser fazer o tratamento, algumas opções são a raspagem da pele com instrumentos especiais, a vaporização a laser e a queimadura com corrente elétrica.

E atenção: caso você apresente alguma mancha de formato irregular ou de origem desconhecida, procure um dermatologista.

Agora que você sabe quais são as causas dos diversos tipos de manchas na pele, fica mais fácil encontrar a solução para preveni-las. Invista no protetor solar, use loções calmantes e hidratantes após a depilação e resfrie a pele sempre que necessário.

Entre em contato conosco, conheça nossos produtos e veja como podemos ajudar você!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

A maioria das pessoas tenta encontrar a melhor versão de si para fortalecer a autoconfiança. Ter alguns…

/

A maioria das pessoas tenta encontrar a melhor versão de si para fortalecer a autoconfiança. Ter alguns…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up