Cuidados com o corpo

Afinal, o que acontece com o corpo após a prática de atividade física?

/
2 0
Conheça os benefícios quase instantâneos que a prática de atividade física provoca no corpo aqui!
Tempo de leitura: 3 min

Não por acaso, o cuidado é algo que deve ser um fiel companheiro do ser humano. Afinal, ele nos ajuda a ter mais qualidade de vida e, assim, gostar mais de quem somos.

Nesse sentido, a prática de atividade física é um desses cuidados essenciais. Para entender melhor essa situação, torna-se relevante conhecer quais são os benefícios dela no longo prazo e o que ocorre em nosso corpo logo depois dos exercícios.

Ficou curioso? Então, continue a leitura, pois, neste artigo, você encontrará as informações mencionadas. Já adiantamos que as recompensas de ânimo são quase instantâneas. Confira e entenda!

Benefícios da prática de atividade física no longo prazo

No começo, pode parecer mais difícil fazer com que o hábito de exercitar o corpo se torne uma rotina e não algo de que você desistirá nas primeiras semanas. Porém, à medida que você consegue enxergar o que isso é capaz de fazer para o seu contentamento físico, mental e emocional, fica mais fácil se manter motivado para continuar.

A prática de atividade física não só contribui para prevenir doenças e retardar o envelhecimento como também para liberar hormônios que aumentam a sensação de bem-estar. Isso permite que você se sinta mais relaxado, independentemente de estar no seu peso sonhado ou não, por exemplo.

Além do mais, ela também ajuda a reduzir consideravelmente a gordura corporal e garante mais força e resistência para você continuar focado em suas metas.

Mudanças no corpo logo depois dos exercícios

A boa notícia é que os benefícios não são sentidos apenas no longo prazo. Quando você se exercita, o cérebro começa a trabalhar e liberar algumas reações químicas. Traduzindo, além do emagrecimento, do aumento da musculatura e da aceleração do metabolismo, seu corpo fica mais concentrado e atento.

Então, se você precisa estudar ou trabalhar logo depois da prática de atividade física, talvez isso não seja uma má ideia, devido à disposição que você alcança. Graças às milhares de reações químicas que elevam a circulação do sangue no cérebro e a comunicação entre os neurônios, sua cabeça funciona melhor.

Consequentemente, você consegue pensar com mais clareza, se concentrar com mais facilidade e ainda, se sentir menos estressado para realizar suas atividades. Além disso, a prática faz com que os músculos queimem mais açúcar no sangue do que o normal.

Assim sendo, o pâncreas produz menos insulina para manter o nível glicêmico aceitável e reduz, por exemplo, suas chances de desenvolver diabetes. É justamente isso o que mostra um estudo da Universidade de Michigan que comprovou que cerca de 30 minutos de exercícios de alta intensidade e força já impactam na produção de insulina.

Por fim, vale ressaltar que essas mudanças químicas durante a prática de atividade física ocorrem pela influência de hormônios que são liberados e provocam reações no corpo. Entre outros, podemos destacar a endorfina — que combate o estresse, melhorando o humor e a memória — e a adrenalina — que aumenta a taxa metabólica e libera glicose.

E aí, gostou das nossas informações? Aproveite que está por aqui e conheça também 5 coisas que você precisa fazer para emagrecer!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Não por acaso, o cuidado é algo que deve ser um fiel companheiro do ser…

/

Não por acaso, o cuidado é algo que deve ser um fiel companheiro do ser…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up