Cuidados com a pele

Veja 4 cuidados essenciais com a pele seca no inverno

/
6 0
Confira nossas dicas de cuidados com a pele seca para manter a saúde e vitalidade mesmo nos dias mais frios!
Tempo de leitura: 4 min

Você já percebeu como a saúde da pele fica prejudicada durante os dias frios do inverno? E não estamos falando somente do rosto e dos lábios: todo o corpo sofre com as baixas temperaturas, apresentando problemas como pele quebradiça, vermelhidão e comichões que prejudicam ainda mais a hidratação e vitalidade.

Mas, você sabe por que isso acontece e como evitar? Acompanhe este artigo e descubra alguns cuidados com a pele seca durante o inverno.

Por que a pele fica prejudicada no inverno?

Durante os meses mais frios, fatores internos e externos prejudicam a qualidade e saúde da pele. A redução da umidade do ar propicia a vasoconstrição, processo que dificulta o fluxo sanguíneo para as áreas superficiais da pele, além da reduzir a produção de sebo — nosso hidratante natural.

Além disso, os banhos quentes, excesso de aquecedores e uso de roupas de lã contribuem ainda mais para a redução da hidratação, agravando as coceiras que tanto incomodam e machucam a pele. O resultado é uma pele seca, desidratada, quebradiça e sem vida. Isso sem falar nas descamações que deixam o aspecto ainda pior.

Quais são os melhores cuidados com a pele seca?

Você sabe o que fazer para reduzir os desconfortos e melhorar a saúde e vitalidade da pele no inverno? Separamos 4 dicas fáceis que vão lhe ajudar nessa missão. Acompanhe!

1. Mantenha-se hidratado

Durante os meses mais frios, sentimos menos sede e, por isso, esquecemos de tomar água na quantidade ideal para manter nosso corpo — e pele — saudáveis. Por isso, se policie ainda mais durante a estação.

O ideal é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Se você tem dificuldade de tomar essa quantidade, invista em alimentos como melancia, abobrinha, melão e pepino, que são ótimas fontes de água. Porém, não vale relaxar: ainda assim é preciso tomar ao menos 6 copos de água por dia.

2. Adapte seu ritual de cuidados diários

Nem precisamos falar sobre a importância de manter o cuidado com a pele durante o inverno, não é mesmo? Hidratação é a palavra de ordem. Contudo, é importante lembrar que os produtos utilizados durante o verão raramente são os mais indicados para cuidar da pele no frio.

Enquanto na estação mais quente do ano os cremes devem apresentar textura leve, devido a grande umidade do ar, no inverno o ideal é que eles sejam mais densos e gordurosos para evitar que a pele fique seca e rache.

Além disso, é fundamental evitar os hidratantes que contenham óleo mineral e parafina líquida. Esses produtos não possuem efeito hidratante e criam uma película impermeável que atua como uma espécie de barreira à reposição da hidratação, podendo causar entupimento dos poros e dermatites.

3. Fique de olho nos hábitos da estação

Os banhos longos e quentinhos podem ser uma tentação no inverno. Entretanto, é preciso ficar atento, uma vez que esse hábito prejudica ainda mais o ressecamento da pele e as comichões.

Além disso, evite o uso de buchas, esponjas e esfoliantes em excesso durante os meses mais frios. Os sabonetes devem ser menos abrasivos e mais hidratantes, e usados somente em áreas de dobras como axilas, cotovelos e atrás dos joelhos.

Use e abuse dos óleos de banho ao invés dos famosos banhos de espuma. Durante o dia, aposte no uso de cremes hidratantes para proteger a pele do frio e vento. Já à noite, escolha produtos para reparar os danos sofridos diariamente.

4. Visite o dermatologista

Para garantir que você esteja fazendo as escolhas certas para o seu tipo de pele, faça uma visita ao dermatologista antes do início do inverno. Assim, ele poderá lhe indicar os melhores produtos para suas necessidades e garantir uma pele bonita e saudável até mesmo nos dias mais frios.

Viu só? O inverno não precisa ser sinônimo de pele quebradiça e sem vida. Com alguns cuidados com a pele seca, é possível deixá-la com mais vitalidade e saúde em qualquer estação. Por isso, não descuide da sua. Mantenha sempre hábitos saudáveis e aposte nos produtos certos para o seu caso.

Gostou das nossas dicas? Então siga nossas páginas nas redes sociais e não perca outros conteúdos como este — estamos no Facebook e Instagram!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Você já percebeu como a saúde da pele fica prejudicada durante os dias frios do…

/

Você já percebeu como a saúde da pele fica prejudicada durante os dias frios do…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up