Cuidados com a pele

Cuidados para anti-idade: 4 dicas práticas para sua rotina de beleza

/
2 0
Descubra dicas práticas de cuidados para anti-idade!
Tempo de leitura: 4 min

Rugas, marcas de expressão, flacidez e manchas: quem não quer se ver livre desses sinais de envelhecimento da pele? Embora seja um processo natural, o envelhecimento pode ser favorecido por fatores externos, como exposição ao sol sem proteção, poluição, má alimentação, noites mal dormidas e estresse.

Contudo, também é verdade que, com uma rotina diária de cuidados simples, é possível retardar ou mesmo eliminar alguns desses incômodos. Por isso, no artigo de hoje veremos 4 cuidados  anti-idade práticos e super eficientes para manter a saúde da sua pele por muito mais tempo! Confira:

Cuidados para anti-idade: o que é preciso saber

Engana-se quem pensa que, para ter uma pele bonita, basta iniciar os cuidados anti-idade quando chegamos aos 45/50 anos. A saúde da pele deve ser uma preocupação desde a juventude, para que possamos alcançar os melhores resultados.

Entretanto, isso não quer dizer que você já deve iniciar o tratamento com um produto anti-idade potente aos 25 anos. Na melhor das hipóteses, além do dinheiro gasto, não haverá resultado algum — afinal, nessa idade não há sequer rugas ou flacidez para combater.

O ideal é conhecer as necessidades da pele seguindo as três dimensões do cuidado anti-idade:

  • proteção — cuidados que podem (e devem) ser iniciados o quanto antes, para garantir a proteção da pele e evitar os danos cumulativos e que podem acelerar o processo de envelhecimento;
  • reparo práticas com o objetivo de corrigir as deficiências que o corpo já começa a apresentar desde cedo, como redução da produção de colágeno e ácido hialurônico (substâncias que afetam diretamente a saúde da pele).
  • manutenção regularidade dos cuidados diários e adoção de novos procedimentos, de acordo com as necessidades que a pele apresentar com o passar dos anos.

Com isso em mente, separamos a seguir 4 dicas para anti-idade que você deve incluir na sua rotina de beleza!

1. Mantenha a limpeza e hidratação diária da pele

O acúmulo de impurezas é um dos principais vilões da pele, pois é responsável por entupir os poros, aumentando a retenção da oleosidade e propiciando o aparecimento das acnes. Portanto, manter a pele limpa e hidratada são cuidados fundamentais para afastar o envelhecimento.

Retire toda a maquiagem diariamente e aposte no uso contínuo de um hidratante que responda às necessidades da sua pele — se for oleosa, opte por um hidratante oil free, por exemplo.

2. Fique de olho na proteção solar

O excesso de exposição ao sol é outro problema que deve ser evitado, pois destrói as fibras elásticas da pele, além de ser uma das principais causas de câncer. Sendo assim, mantenha o rosto — e todo o corpo — protegido das radiações UVA e UVB.

Para tanto, o uso do protetor solar diariamente é indispensável. Lembre-se também de que a reaplicação do produto deve ser feita, no mínimo, a cada duas horas.

3. Use os produtos certos para cada momento

Assim como o resto do corpo, a pele também apresenta necessidades específicas em cada idade e momento de vida. Antes dos 20 anos, o ideal é manter a rotina de beleza priorizando a limpeza, hidratação e proteção solar.

Com a redução da produção natural de algumas substâncias após os 25 anos, além dos cuidados protetores, é importante o uso de cosméticos com anti radicais livres ou ativos como vitamina A, C e E e ácido hialurônico, que contribuem para a saúde e elasticidade da pele.

A partir dos 55 anos, é fundamental investir na manutenção desses cuidados, intensificando o uso de cosméticos que protegem e ajudam no rejuvenescimento.

4. Tenha uma dieta equilibrada

Sua pele é resultado daquilo que você come. Os nutrientes que estão no seu corpo são os mesmos responsáveis por nutrir a pele e mantê-la sempre viçosa e saudável.

Por isso, aposte em uma dieta rica em legumes, verduras cruas, folhosos, fibras, leite e seus derivados magros. Além de terem vitaminas e minerais fundamentais para a elasticidade e vitalidade da pele, esses alimentos ainda contribuem para o funcionamento intestinal — indispensável para um organismo mais saudável.

Enfim, agora você conhece os principais cuidados anti-idade da pele! Aplicando essas dicas diariamente em seu ritual de beleza, sua pele se manterá mais saudável e jovem, longe dos incômodos sinais do envelhecimento.

Então, gostou do post? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Rugas, marcas de expressão, flacidez e manchas: quem não quer se ver livre desses sinais…

/

Rugas, marcas de expressão, flacidez e manchas: quem não quer se ver livre desses sinais…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up