Cuidados com a pele

Veja como é possível evitar estrias no corpo

/
1 0
Dicas para evitar estrias
Tempo de leitura: 3 min

As marquinhas de estrias, que podem aparecer no bumbum e nos seios te incomodam a ponto de impedir você de usar certas roupas ou biquínis? Ninguém merece deixar de usar algo que quer por vergonha dessas temidas cicatrizes, não é mesmo? Por isso, você precisa é saber como evitar estrias.

Em nosso post, você entenderá porque elas costumam aparecer e quais os hábitos que são essenciais para evitá-las. Confira!

Quais são as principais causas?

De maneira geral, as estrias são causadas pela ruptura das fibras de colágeno da pele, e é isso que forma as lesões lineares no corpo.

Um dos motivos mais comuns para esse surgimento é a alteração do peso de modo rápido, que causa o esticamento da pele. O ‘’estirão’’, muitas vezes ocasionado na passagem para puberdade, também pode deixar esse tipo de marcas.

Além disso, a gravidez em que não ocorre o controle do peso e outras características hereditárias podem favorecer o aparecimento do problema. Algumas alterações hormonais, como o aumento da produção de estrógeno e progesterona, também podem ser os vilões que causam as estrias.

O que fazer para evitar estrias?

Alimentação

Como nós somos o que comemos, é importante ter uma alimentação balanceada para manter a pele saudável e evitar doces, que podem causar um processo chamado de glicação e comprometer a resistência da epiderme.

Os alimentos que possuem vitamina C, como as frutas cítricas, são ótimas opções para estimular o colágeno e ajudar na sustentação da pele.

Além disso, não ignore o poder da vitamina A e E, que rejuvenescem e aumentam a firmeza da pele. Esses nutrientes estão presentes no ovo, cenoura, espinafre, amêndoas, óleos vegetais, etc.

Hidratação

Seguindo a mesma lógica de ter cuidados com o que é colocado para dentro do corpo, o consumo de água hidrata de dentro para fora e assim, evita as rupturas na pele. Beba pelo menos 2 litros por dia.

Atividades físicas

Também é importante que você mantenha o corpo sempre em movimento por meio de exercícios físicos, que ajudam a deixar a pele firme e assim, evitar estrias e ainda as celulites.

Porém, cuidado com os treinos muito intensos, que podem gerar um aumento rápido de massa muscular e esticar demais a pele.

Controle do peso

Saiba que a rotina de treinos deve ser constante, já que o efeito sanfona da oscilação de peso também pode ocasionar as cicatrizes.

Além disso, se você estiver grávida ou planejando uma gravidez, é natural que seja mais difícil controlar o ganho de peso, mas existem alguns cuidados específicos, como usar determinados cremes, que previnem as estrias.

Massagem

E que tal você realizar automassagens ou ir até um profissional que possa fazer isso para evitar as cicatrizes? A prática funciona como uma espécie de drenagem linfática e estimula a circulação da área. O ideal é fazer isso logo após o banho, já que os poros estarão abertos.

Por fim, saiba que existem alguns cremes hidratantes que também são essenciais para evitar estrias e melhorar a circulação do local em que elas já se encontram. Por exemplo, os ricos em óleos vegetais garantem a manutenção lipídica, e os perfumados e com ingredientes sintéticos devem ser evitados. Isso porque eles podem irritar a pele e ter substâncias nocivas. Fique atento!

Então, gostou do nosso texto sobre como evitar estrias? Acredita que as dicas foram eficientes para resolver este problema? Que tal compartilhar o post em suas redes sociais para ajudar às outras pessoas a conhecerem sobre o assunto?

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

As marquinhas de estrias, que podem aparecer no bumbum e nos seios te incomodam a ponto…

/

As marquinhas de estrias, que podem aparecer no bumbum e nos seios te incomodam a ponto…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up