Cuidados com o corpo

Prevenção de micoses na unha: saiba como fazer!

/
2 0
Saiba como fazer a prevenção de micoses!
Tempo de leitura: 3 min

As micoses são infecções causadas por fungos, que vivem em solos, nos animais e até em outras pessoas, e que deixam as unhas com um aspecto desagradável, incluindo irregularidades e manchas em tons mais escuros ou mais claros. Ou seja, para ter unhas saudáveis, é fundamental fazer a prevenção de micoses.

Pensando nisso, reunimos para você algumas informações essenciais que você precisa saber para se prevenir da micose. Confira!

Como a micose aparece nas unhas?

A umidade e o calor, comuns no verão, são um dos principais fatores para o aparecimento desse problema. Como os fungos causadores se desenvolvem facilmente nessas circunstâncias e como é comum dividirmos áreas úmidas, como piscinas, jacuzzis e balneários, fica fácil entender a sua propagação.

Então os hábitos de andar descalço na borda de piscinas e em banheiros públicos, ou de usar sapatos muito apertados, por exemplo, são potenciais para o surgimento da micose nas unhas dos pés.

Há algumas outras situações que podem facilitar a entrada das micoses nas unhas das mãos, como o excesso de contato de água e sabão, algum procedimento muito agressivo na manicure e o excesso de digitação em aparelhos eletrônicos.

Quais são as formas de prevenção de micoses?

Como ninguém quer ter unhas infectadas por micoses, já que elas podem causar dor, desconforto e a destruição das nossas unhas, impactando na qualidade de vida, é preciso ficar atento a algumas medidas de prevenção de micoses:

  • antes de fazer as unhas dos pés ou das mãos, a dica é que você os lave com sabonete neutro e em seguida passe óleo essencial de melaleuca na área, para eliminar parte dos fungos presentes e formar uma barreira protetora;
  • tenha cuidado ao usar os materiais na hora de fazer as unhas. É importante que eles sejam sempre esterilizados ou, de preferência, que você tenha o seu próprio material;
  • corte as unhas sem deixá-las rentes a pele, já que elas têm uma função protetora e atuarão contra os fungos, caso necessário;
  • lave e troque as suas meias com frequência e não as compartilhe com outras pessoas;
  • procure usar sempre calçados com o tamanho adequado para os seus pés, evitando que eles fiquem muito apertados;
  • se você realiza atividades em contato com o solo, certifique-se de usar luvas para evitar que os fungos ali presentes entrem em contato com as suas unhas;
  • aconselhe as pessoas próximas de você a cuidarem de possíveis micoses, já que elas podem passar de pessoa para pessoa.

O que fazer caso as micoses nas unhas apareçam?

Se os sintomas da micose, como mudança na cor da unha, dor na região, unha frágil e quebradiça, aparecerem, ou se a região ao redor estiver inflamada, vermelha e dolorida, o primeiro passo é procurar um dermatologista que avaliará a gravidade do problema. Caso seja realmente micose, esse profissional indicará remédios para o tratamento.

Uma opção indicada é buscar por produtos manipulados, que fazem um tratamento personalizado, de acordo com as necessidades e preferências do cliente. Além disso, eles podem ser bem mais baratos do que os remédios industrializados, já que são prescritos e preparados na dose exata para cada paciente, evitando o desperdício.

Conforme foi visto, uma das melhores formas de lidar com o inimigo é conhecer como ele ocorre. Afinal, entendendo como surge o problema, fica bem mais fácil fazer a prevenção de micoses e tratá-las, caso necessário.

Agora que você já entende melhor sobre o assunto, entre em contato conosco e conheça como podemos lhe ajudar.

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

As micoses são infecções causadas por fungos, que vivem em solos, nos animais e até…

/

As micoses são infecções causadas por fungos, que vivem em solos, nos animais e até…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up