Alimentação Saudável

Probióticos e prebióticos: quais seus benefícios para a saúde?

/
2 0
Entenda os benefícios dos probióticos e prebióticos!
Tempo de leitura: 4 min

Você sabia que existem algumas bactérias que são altamente benéficas para a nossa saúde? Elas podem ser consumidas por meio de probióticos e prebióticos. Em linhas gerais, os primeiros se referem a um produto cheio de lactobacilos e bifidobactérias. Já os segundos são carboidratos não digeríveis que estimulam a proliferação e a atividade de microrganismos que trazem benefícios para a área do cólon.

Além de auxiliar o trabalho do intestino e prevenir a prisão de ventre, eles atuam em aspectos importantes, que vão desde cuidados com a pele até a prevenção de alergias. Basicamente, podem ser encontrados em alimentos como iogurte, leite fermentado e produtos à base de soja. No entanto, algumas pessoas precisam da suplementação por meio de cápsulas.

Para que você entenda mais sobre os benefícios dos probióticos e prebióticos, confira como eles podem ajudar na saúde, na aparência e no correto funcionamento do organismo!

Auxiliam em tratamentos de pele

Cada vez mais, probióticos e prebióticos têm aparecido na composição de cremes para tratamentos contra acne, dermatite e rosáceas. Um bom exemplo disso é a bactéria Bifidobacterium longum, que pode melhorar a pele sensível, e a Lactobacillus plantarum, que é capaz de reduzir a vermelhidão durante o tratamento acneico.

Assim sendo, eles são considerados ótimos aliados dos procedimentos feitos em consultório. Além disso, auxiliam na penetração de ativos, diminuem os efeitos colaterais do uso de ácidos, como as lesões, e acalmam os disparadores inflamatórios que podem ficar “irritados” com altos níveis de poluição.

Fortalecem o sistema imunológico

O estresse físico e emocional e o uso de antibióticos ou de alguns tipos de medicamentos podem alterar o sistema imune e causar a disbiose, que é o desequilíbrio da flora intestinal.

Tanto os probióticos quanto os prebióticos são capazes de aumentar a produção de células importantes para a defesa do corpo, chamadas macrófagos. Dessa maneira, o organismo fica mais resistente contra agentes patógenos, diminuindo as chances de uma pessoa adoecer.

Atuam no tratamento da obesidade

Por meio da administração oral desses produtos, pode haver estimulação do crescimento de certas espécies de bactérias benéficas e inibição da atividade daquelas que são patogênicas.

A partir disso, estudos têm mostrado que os probióticos podem ter efeitos positivos na redução de peso, na diminuição da circunferência do quadril e abdominal e na melhora dos níveis de triglicerídios.

Assim, essa suplementação pode reduzir a gordura visceral, abdominal e subcutânea. Apesar disso, é bastante válido lembrar que esse tipo de tratamento deve ser feito em conjunto com uma mudança na alimentação e no estilo de vida.

Previnem alergias

De acordo com a SBI (Sociedade Brasileira de Imunologia), as causas das doenças alérgicas estão associadas a um desequilíbrio na resposta celular. Essa situação tem crescido consideravelmente nas últimas décadas, o que se dá pelo estilo de vida, pelo aumento da presença de ácaros no ambiente e pelo uso de antibióticos.

A mesma pesquisa apontou que intervenções intestinais com probióticos e prebióticos têm se mostrado como uma estratégia para a prevenção de alergias. Devido a isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o uso desses produtos em mulheres grávidas que tenham predisposição a doenças alérgicas.

Aumentam a absorção de nutrientes

Quando consumidos e integrados à flora intestinal, probióticos e prebióticos deixam essa área equilibrada. Com isso, há uma melhora significativa na absorção de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo, como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, entre outros.

Os probióticos e os prebióticos são produtos essenciais para o nosso corpo e podem ser consumidos por adultos e crianças de todas as idades. Contudo, é relevante saber a dose certa a ser ingerida. Nesse sentido, os medicamentos manipulados se apresentam como os mais indicados, já que levam em consideração a necessidade de cada indivíduo e as considerações médicas.

E você, costuma ingerir esses elementos tão benéficos para o organismo? Deixe seu comentário ou sua dúvida abaixo!

 

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Você sabia que existem algumas bactérias que são altamente benéficas para a nossa saúde? Elas…

/

Você sabia que existem algumas bactérias que são altamente benéficas para a nossa saúde? Elas…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up