Alimentação Saudável

Quais os principais malefícios do açúcar?

/
1 0
Quais os principais malefícios do açúcar?
Tempo de leitura: 4 min

Você sabia que os malefícios do açúcar são tão grandes que ele causa dependências similares à cocaína e é um dos principais responsáveis pelo sobrepeso? Portanto, se deseja manter aquele corpo dos sonhos e a saúde em dia, tome cuidado com essa substância.

Apesar de ser conhecido há milhares de anos, por volta de 6.000 a.C., os prejuízos para a saúde da população começaram a serem evidenciados a partir do seu consumo excessivo por meio de produtos industrializados.

Esse assunto é muito sério! As doenças provocadas pela ingestão excessiva desse doce veneno são gravíssimas. Além disso, o nosso organismo não precisa de açúcar, mas sim de carboidratos, para nos manter com energia durante o dia.

Neste post, você vai conhecer os principais malefícios do açúcar, seus diferentes tipos e qual é a taxa ideal de consumo. Fique com a gente até o final do texto e confira!

Quais são os tipos de açúcar existentes no mercado?

Normalmente, o que varia é o sabor, a cor e a constituição de nutrientes envolvidos na fabricação. Quanto mais escuro for o açúcar, menor é o processo de adição de produtos químicos a que ele foi submetido. Conheça, a seguir, alguns dos tipos mais comuns.

Refinado e cristal

Ambos são derivados da cana-de-açúcar, além de serem os mais baratos e conhecidos, encontrados em qualquer mercado. O refinado recebe aditivos para ficar bem branquinho, no entanto, perde alguns nutrientes, como sais minerais e vitaminas. Já o cristal passa por um refinamento mais leve e rende mais, mas o seu valor nutricional também é baixo.

Mascavo e demerara

O açúcar mascavo não passa por processo de refinamento, portanto, contém nutrientes: ferro, sais minerais e cálcio. É o mais escuro e o seu sabor é bem próximo ao da cana.

O demerara passa por um leve processo de refinamento e, dependendo do fabricante, não recebe ou recebe poucos aditivos. Seus grãos são apresentados na cor marrom claro, ele adoça mais do que o mascavo e o seu gosto é mais suave.

Quais são os malefícios do açúcar?

Conheça os malefícios do açúcar e entenda porque deve evitá-lo.

Sobrepeso

O nosso organismo é bastante econômico e não costuma desperdiçar o que é consumido. O açúcar que não é utilizado é transformado em gordura e fica armazenado em nosso corpo, acumulado, principalmente, na região abdominal. Daí, surgem a barriga, os pneuzinhos e outros.

Além do mais, infelizmente é fácil consumir açúcar em excesso. Podemos ingeri-lo sem sentir o seu sabor, pois ele está presente na conservação de alimentos industrializados e, pasme, até nos embutidos (salsicha, salame e outros)!

Envelhecimento da pele

O consumo do açúcar refinado prejudica a produção de colágeno em nosso organismo. Essa é uma proteína responsável por manter as células unidas e firmes, dando à pele elasticidade e rigidez. Sua deficiência provoca o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce, principalmente nas áreas do rosto.

Cáries nos dentes

Não é à toa que nossos pais sempre nos orientaram a escovar bem os dentes. Os resíduos de açúcar, que ficam depositados em nossa boca, oferecem um grande banquete de alimentos para bactérias causando as cáries.

Diabetes

Para o açúcar chegar até as células, ele utiliza insulina. No entanto, o excesso de açúcar cria uma resistência na produção desse hormônio e o organismo reage produzindo insulina além do necessário.

Tudo isso cria um desequilíbrio no metabolismo do corpo e provoca uma das mais temíveis doenças crônicas: a diabetes tipo 2, que, quando não tratada e controlada, leva o paciente a quadros de cegueira, amputação de órgãos, impotência sexual etc.

Qual é a quantidade que podemos ingerir?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), devemos consumir menos que 10% de nossa ingestão de calorias por dia. No caso de um adulto que consome 2000 kcal/dia, de acordo com a recomendação, o ideal seria ingerir no máximo 50 g de açúcar livre, aquele que é encontrado em bolos, refrigerantes etc.

Agora você sabe os principais malefícios do açúcar e, para não prejudicar a sua saúde, fica a dica: é preciso priorizar o consumo de alimentos em sua forma natural, praticar exercícios físicos regularmente e evitar, sempre que possível, os produtos industrializados.

E aí, achou o assunto interessante? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Você sabia que os malefícios do açúcar são tão grandes que ele causa dependências similares…

/

Você sabia que os malefícios do açúcar são tão grandes que ele causa dependências similares…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up