Cuidados com o corpo

Sabe quais as causas da celulite? Descubra como evitá-las

/
3 0
Sabe quais as causas da celulite? Descubra como evitá-las
Tempo de leitura: 4 min

Você sabia que as causas da celulite são diversas? O aspecto ondulado e de “casca de laranja” —conhecido cientificamente como Lipodistrofia Ginoide — aparece em cerca de 95% das mulheres, após a puberdade, e é considerado um problema estético que gera grande incômodo.

Normalmente, as celulites são percebidas nos quadris, nádegas, coxas, nuca, abdômen, braços, mamas e demais regiões que possam acumular gordura. A grande pergunta é: o que provoca isso e como acabar com essas marcas? Confira a seguir!

O que é a celulite?

A celulite se caracteriza pelo acúmulo de gordura formado debaixo da pele. Isso ocorre porque algumas células do nosso corpo —  chamadas de adipócitos — têm a função de guardar energia em forma de gordura, para que o organismo use quando for necessário.

Elas ficam na última camada cutânea, a hipoderme, formada por fibras que ligam a superfície da pele ao tecido mais profundo. Assim, a pele é repuxada para baixo, o que resulta nos temidos furinhos, classificados de acordo com o grau de profundidade. Veja:

  • grupo 1: leve;​
  • grupo 2: visível;
  • grupo 3: intensa;
  • grupo 4: grave.

Quais são as causas da celulite?

Entender as causas da celulite permite que ela seja tratada e até prevenida. Apesar desse mal aparecer predominantemente em pessoas acima do peso, de acordo com Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa não é uma condição comprovada e nem necessária para o surgimento do problema, já que pessoas magras podem ter os indesejáveis furinhos.

O que se sabe é que a Lipodistrofia Ginoide está mais predisposta a aparecer em determinado sexo, etnia, biotipo e distribuição de gordura corporal. No entanto, outros fatores também apresentam influência. Acompanhe!

Alterações hormonais

Quando o estrogênio — hormônio feminino — está em níveis elevados, ocorrem disfunções no metabolismo e isso pode acarretar ou agravar a celulite. Por isso, é necessário ter atenção à pílula anticoncepcional que você está ingerindo, pois ela pode desencadear esse processo.

Genética

A hereditariedade também pode ser uma das causas da celulite, pois, dependendo do fator genético que foi herdado — o biotipo corporal e o aumento do acúmulo de gordura nas partes inferiores, por exemplo — há uma maior tendência para desenvolver esse problema.

Sedentarismo e má alimentação

A falta de exercícios físicos e o excesso de gorduras, carboidratos e açúcares na alimentação favorecem o aparecimento das celulites. Isso acontece em razão do aumento na síntese e no acúmulo de gorduras.

Como combater a celulite?

Existem algumas práticas que podem evitar que a celulite apareça e ajudar a diminui-la. Veja a seguir!

Pratique atividade física

A melhor maneira de prevenir esse indesejado problema estético é apostar em hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos. Ao fazer caminhadas, corridas ou praticar esportes, você perde calorias e tonifica os músculos, o que diminui as chances de acumular gordura ou tornar a pele flácida.

Aposte em medicamentos manipulados

Os remédios manipulados permitem a personalização de acordo com as suas necessidades e características. Em relação às celulites, o Dimpless pode ser o seu aliado. Esse potente fitoterápico é um concentrado de princípios ativos de uma espécie diferenciada do melão cantaloupe.

O Dimpless, além de ser altamente seguro, é um excelente antioxidante que promove:

  • redução do tecido fibroso;​
  • diminuição da inflamação e estresse da pele;
  • redução das células de gordura e da ação lipolítica.

Além disso, auxilia na proteção contra a radiação UV e na prevenção dos indesejáveis cabelos brancos.

Tenha uma alimentação equilibrada

Evite consumir alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas, carboidratos e açúcares em excesso. Corte da sua rotina o cigarro e os alimentos processados, pois eles são ricos em conservantes e corantes. Lembre-se também de beber água sempre!

Embora as causas da celulite ainda gerem muitas dúvidas entre os especialistas, o que se sabe é que o fator genético e os maus hábitos alimentares e de vida contribuem fortemente para esse problema que aterroriza a autoestima das mulheres. Por isso, aposte em exercícios, tenha uma alimentação saudável e use os medicamentos que forem indicados por seu médico.

E aí, gostou deste post? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe seu comentário e conte para a gente!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Você sabia que as causas da celulite são diversas? O aspecto ondulado e de “casca de…

/

Você sabia que as causas da celulite são diversas? O aspecto ondulado e de “casca de…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up