Alimentação Saudável

Transição capilar: cuidados para voltar aos cabelos naturais

/
2 0
Transição capilar: cuidados para voltar aos cabelos naturais
Tempo de leitura: 4 min

Está pensando em parar com a química e assumir a beleza natural do seu cabelo crespo ou cacheado? Então este post é para você!

Vamos mostrar os motivos que levam as pessoas a tomar essa decisão e dar dicas para superar a transição capilar com tranquilidade e sem sofrimento.

Você verá que essa escolha vai muito além de mudar o visual. Continue a leitura e confira!

Porque optar pela transição?

Bom, é importante começar falando que assumir seus cabelos naturais faz parte de um processo de aceitação que tem impacto direto sobre a saúde da pele, do cabelo e, especialmente, emocional — principalmente a longo prazo. Além disso, essa opção pode ser uma mudança radical no estilo de vida, tornando-se um fator libertador.

Recentemente, a Netflix acertou em cheio ao traduzir para as telas esse sentimento, com o lançamento de “Felicidade Por Um Fio”. No longa, a personagem da atriz Sanaa Lathan vive o dilema da autoaceitação, contado por meio da transição capilar e empoderamento feminino.

Como se não fossem razões suficientes, manter os cabelos naturais ainda evita que você gaste tanto dinheiro em produtos que agridem os cabelos. Vale lembrar também que os cachos estão em alta.

No entanto, o processo de transição capilar não é nada fácil. Por isso, vamos esclarecer aqui as suas principais dúvidas.

Qual a duração da transição capilar?

É quase impossível determinar o tempo que o seu cabelo levará para voltar ao natural. Isso porque a transição capilar dependente de fatores como o tipo de que química que era utilizada, o período em que o cabelo foi exposto aos produtos, o ritmo de crescimento dos fios e, claro, se você optará por um corte ou não.

Quanto mais radical o corte, menos tempo levará para ter seus cachos de volta. Já para quem escolhe fazer a transição capilar sem mexer no comprimento, o grande desafio é manter parte da raiz natural enquanto o restante do cabelo se recupera das químicas.

Como manter o cabelo bonito durante a transição capilar?

Não é fácil passar por esse processo e é preciso compreender que deixar o cabelo natural não é abrir mão dos cuidados — muito pelo contrário. É importante lembrar que o cabelo pode ficar sensível durante a transição, em função das diferentes texturas, e para mantê-lo saudável e bonito é preciso investir em produtos específicos.

Por isso, listamos dicas fundamentais para essa fase.

Hidratação

Todo cabelo precisa de hidratação, mas nessa fase, esse cuidado é ainda mais importante. E não estamos falando apenas dos produtos para o cabelo, mas também para o seu corpo e para sua saúde. Por isso, beba água — pelo menos 2 litros por dia — e cuide da dieta, comendo frutas e verduras. Isso vai, sim, ajudar a garantir os nutrientes necessários para a saúde do seu cabelo e da sua pele.

No entanto, cuidados específicos também são necessários. Por isso, a reconstrução capilar deve ser realizada de 15 em 15 dias. Você pode optar por um cronograma capilar para te ajudar com esses tratamentos.

Tônico Capilar

No mercado existe uma enorme variedade de tônicos capilares. Com o objetivo de melhorar a saúde do couro cabeludo e promover o crescimento de novos fios fortes e resistentes, os tônicos ajudam a melhor a circulação de sangue na raiz, facilitando a absorção de nutrientes. Desta forma, o produto promove a renovação celular e melhora a maturação da queratina.

Biotina

Em alta nos últimos anos, a biotina é uma vitamina do complexo B. Conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, está intimamente relacionada ao metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. A biotina é essencial para a saúde da pele, unhas e cabelos.

No que tange à saúde dos fios, a ausência desta vitamina pode causar queda e enfraquecimento capilar. Alguns estudos apontam que esse fator está relacionado ao fato de que a biotina tem relação com a produção de queratina — proteína que compõe o cabelo.

Como você pôde perceber, o processo de transição capilar pode ser mais fácil do que se pensa, basta que você tome cuidados básicos.

Você está se sentindo preparado para tomar essa decisão? Saiba que contar com produtos e profissionais qualificados fará toda a diferença. Então, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar o seu processo!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Está pensando em parar com a química e assumir a beleza natural do seu cabelo…

/

Está pensando em parar com a química e assumir a beleza natural do seu cabelo…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up