Cuidados com a pele

Tratamento contra acne: conheça o que é melhor para a sua pele

/
4 0
Conheça tudo que você precisa saber e encontre o tratamento para acne adequado para sua necessidade!
Tempo de leitura: 3 min

A acne é uma doença crônica que a maioria das pessoas já deve ter enfrentado na vida. Muitas sofrem com ela na adolescência e só voltam a ter contato na vida adulta, esporadicamente. Outras, geralmente as que não fizeram o tratamento para acne corretamente e caíram na história de que ela iria embora na fase adulta, passam a sofrer com as espinhas também na pós-adolescência.

Portanto, é preciso alguns cuidados para que as espinhas não estraguem a nossa autoconfiança em nenhuma fase da vida. Para isso, falaremos as coisas mais importantes que você precisa saber sobre o tratamento para acne!

O que é a acne?

Antes de tudo, é preciso entender o que é o problema. Os poros que existem em nosso corpo e que são fundamentais para a nossa respiração e eliminação de impurezas, como o suor, podem ficar obstruídos pelo sebo ou células mortas. Quando isso acontece, pode ocorrer uma inflamação, que é a chamada acne.

Quais são os tipos de acne?

Segundo, é preciso classificar seu tipo de acne. Delimitando o problema, fica mais fácil saber qual o tratamento correto.

Grau 1: acne não-inflamatório ou comedônica

É o tipo mais comum e ocorre, geralmente, na adolescência e entre jovens adultos. É caracterizada pelos cravos, principalmente na testa, bochecha e nariz.

Grau 2: acne pápulo-pustulosa

Neste tipo, além dos cravos, pode haver espinhas avermelhadas, inflamadas, doloridas e até com a presença de pus.

Grau 3: acne nódulo-cística

Apresenta nódulos internos sob a pele, são muito avermelhadas e, geralmente, causam dor.

Grau 4: acne conglobata

Neste caso, há a formação de vários nódulos ou cistos inflamados bastante próximos uns dos outros.

Grau 5: acne fulminante

É o tipo mais grave da doença e é acompanhado por mal-estar, febre e dor nas articulações.

Além desses tipos, há as espinhas causadas por motivos mais específicos, como a causada pelo efeito colateral de algum medicamento, como os anticoncepcionais e os que possuem altas doses de vitamina B. Podemos destacar também a acne solar, que ocorre após o excesso de exposição solar.

Como fazer o tratamento para acne?

Uma das opções para isso é usar remédios manipulados,  que são produtos personalizados, que consideram as necessidades específicas do consumidor. Outra vantagem é a possibilidade de ser produzido em diferentes formas, como cápsulas, cremes, pomadas, gotas, etc (de acordo com a preferência e necessidade  de quem consumirá).

Além disso, de acordo com Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), os remédios manipulados podem chegar a metade do preço de um industrializado que apresente mesma qualidade.

Porém é importante que a farmácia de manipulação procurada seja conceituada no mercado onde atua, uma boa maneira de ter referências é conversar com quem já usa este tipo de serviço.

Além disso, como a acne está ligada ao excesso de sebo e células mortas que podem obstruir os seus poros, focar em medidas que combatam isso ajuda a prevenir o problema. Por exemplo:

  • cuidado com o excesso de exposição solar.  Isso estimula a oleosidade da pele e atrai bactérias que poderão colonizar os poros obstruídos;
  • fazer a higienização da pele pelo menos duas vezes ao dia e com sabonetes próprios para a sua necessidade;
  • evite o estresse, pois quando ele é muito intenso, aumenta a produção de um hormônio ligado ao sistema emocional, que estimula as glândulas sebáceas e que pode ajudar a entupir os seus poros.
  • a alimentação também é algo que se deve ter atenção. Mesmo sem comprovações, em algumas pessoas, o excesso de alimentos calóricos no organismo, como chocolate, aumenta a produção do sebo.

Ou seja, se a acne incomoda você, sugerimos a procura de um dermatologista que encontrará um caminho de diminuir as suas inflamações e ainda evitar que possíveis lesões apareçam.

Agora que você aprendeu mais sobre o tratamento para acne, entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar.

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

A acne é uma doença crônica que a maioria das pessoas já deve ter enfrentado…

/

A acne é uma doença crônica que a maioria das pessoas já deve ter enfrentado…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up