Cuidados com o corpo

Saiba como tratar a caspa sem ressecar os fios do cabelo

/
3 0
Caspa nem sempre é sinônimo de falta de higiene. Leia este post e aprenda como tratar esse problema que atinge cerca de 50% da população mundial.
Tempo de leitura: 3 min

Saber como tratar a caspa corretamente é essencial para se livrar do problema sem trazer danos colaterais aos cabelos, como o ressecamento. Para tanto, é preciso usar os produtos certos, bem como fazer o passo a passo adequado a fim de preservar a saúde dos fios.

Pensando nisso, preparamos para você este post com as melhores informações sobre o tema. Você vai entender porque as caspas surgem e como se prevenir delas. Quer se aprofundar no assunto e descobrir mitos e verdades a respeito? É só continuar a leitura para conferir!

O que é a caspa e quais são as suas causas?

Mais de um fator pode estar relacionado ao surgimento da caspa, também conhecida como dermatite seborreica. Além da questão genética, estresse, clima seco, alimentação rica em gordura e açúcar, disfunção hormonal e uso de água muito quente para lavar os cabelos podem gerar ou agravar o quadro.

Por isso, a caspa não é necessariamente um reflexo de descuido com a higiene. Trata-se de uma inflamação das células do couro cabeludo que pode atingir tanto homens quanto mulheres. Atualmente, estima-se que 50% da população mundial lide com o problema.

Como tratar a caspa?

Antes de procurar um médico, é possível se atentar a algumas mudanças de hábito que podem resolver a questão. Veja as dicas a seguir.

Lave o cabelo da maneira certa

O melhor é lavar o cabelo dia sim e dia não. Quem prefere não molhar tanto o couro cabeludo, entretanto, deve lavá-lo no máximo a cada dois dias. Outro passo importante é usar água morna durante o banho. Assim, evita-se o excesso de oleosidade.

Use xampu anticaspa

Para melhorar o problema, deve-se utilizar xampu anticaspa no couro cabeludo. Lembre-se de deixá-lo agir um pouco, cerca de dois minutos, e de fazer movimentos suaves na região. Depois, é só enxaguar.

Aprenda a passar o condicionador corretamente

Passar um bom condicionador é importante para evitar o ressecamento. Entretanto, se usado de maneira incorreta, ele pode piorar a situação das caspas. Assim, evite a tentação e só passe o produto a partir da linha da orelha para baixo.

Seque corretamente

Se o cabelo ficar úmido por muito tempo, pode haver a proliferação de fungos que intensificarão a descamação. Por isso, nada de prender os fios ainda molhados. Para secá-los totalmente, o melhor é usar um secador com jato frio.

Evite a química

Procedimentos como progressiva ou coloração podem agredir o couro cabeludo e resultar na mudança acelerada da pele da região. A consequência, é claro, é a piora da caspa. Dessa forma, o ideal é evitar a utilização desse tipo de produto no cabelo.

O que é mito ou verdade sobre o tema?

Quem pensa que qualquer tipo de descamação no couro cabeludo é caspa cai em um dos mitos mais perigosos. Por isso, o ideal é tentar tratar o problema e, caso a questão persista, procurar um médico. Só esse profissional está apto para fazer o diagnóstico mais adequado.

Outro mito é pensar que o xampu anticaspa não pode trazer outros benefícios para a beleza. Há no mercado opções manipuladas que são enriquecidas com queratina e outros produtos de maneira a fortalecer os fios e evitar o ressecamento.

Já uma verdade pouco conhecida em relação ao tema tem a ver com o uso da meditação para combater a seborreia. Como uma das causas da caspa é o estresse, relaxar diminui a gravidade do quadro, principalmente em períodos de maior ansiedade.

Como vimos, há várias maneiras simples de aprender como tratar a caspa, não é? Com essas dicas, dá para ajustar a maneira de tomar banho, escolher o xampu ideal e evitar outros agravantes, como o nervosismo e a alimentação inadequada.

Gostou do conteúdo? Conheça nosso site e veja de que maneiras podemos ajudar a ter uma vida mais bela e saudável!

Cadastre-se em nossa newsletter

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Saber como tratar a caspa corretamente é essencial para se livrar do problema sem trazer…

/

Saber como tratar a caspa corretamente é essencial para se livrar do problema sem trazer…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up