Alimentação Saudável

Comer de 3 em 3 horas emagrece: mito ou verdade? Venha descobrir!

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Será que comer de 3 em 3 horas realmente emagrece ou essa informação é mais um mito? Leia este artigo e entenda mais sobre esse assunto.
Tempo de leitura: 4 min

Quando o assunto é emagrecimento, ouvimos recomendações tanto no campo das atividades físicas quanto no da alimentação. Entre elas, existe a de que devemos criar o hábito de comer de 3 em 3 horas. Mas será que isso realmente é verdade e ajuda a emagrecer ou não passa de mais um mito popular?

Criamos este artigo com a intenção de ajudá-lo a entender por que essa maneira de se alimentar é tão indicada e qual o motivo de ela gerar tantas polêmicas. Acompanhe!

Como funciona a energia do nosso corpo?

Biologicamente, para que o nosso organismo permaneça em funcionamento, ele necessita de combustível, da mesma maneira que ocorre com os nossos veículos. Os alimentos são os responsáveis por nos manter abastecidos, pois por meio deles absorvemos diferentes tipos de nutrientes, transformando-os em energia. Assim, continuamos vivos e executamos as atividades diárias.

Cada categoria de alimento tem um papel em nosso corpo. Por exemplo, os carboidratos fornecem energia e os lipídios a reservam. Já as proteínas são responsáveis pelo crescimento e a proteção dos tecidos. Ainda existem os chamados micronutrientes, que são as vitaminas e sais minerais responsáveis pelo sistema imunológico e pela constituição de ossos e dentes.

Comer de 3 em 3 horas é mito ou verdade?

Os nossos ancestrais tinham pouca disponibilidade de alimentos e não existiam meios de estocá-los quando estavam disponíveis. Por isso, além de comerem poucas vezes ao dia ou até mesmo ficarem dias sem se alimentar, ingeriam a comida como autênticos glutões, em grandes quantidades em apenas uma refeição. Diante dessa situação, o organismo passou a acumular nutrientes em forma de gordura para manter seu funcionamento.

No entanto, com a vida em sociedade e o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da indústria, os alimentos passaram a ser mais acessíveis para a população. Com o tempo, houve a propagação de recomendações, como a de comer de 3 em 3 horas. Isso porque alguns especialistas alegam que menores intervalos entre as refeições ajudam a reduzir o acúmulo excessivo de gordura no organismo.

Porém, esse assunto ainda divide opiniões e há um grupo que acredita que os motivos e os benefícios dessa recomendação são insuficientes para promover resultados eficazes no emagrecimento. Assim sendo, esse hábito alimentar não deve ser considerado totalmente mito e nem verdade absoluta.

Quais os motivos para comer de 3 em 3 horas?

Abaixo, conheça os motivos que fazem com que o hábito de comer de 3 em 3 horas seja recomendado.

Evitar fome em demasia e aumentar a saciedade

Longos períodos sem nos alimentarmos provocam uma maior sensação de fome, e isso nos leva a comer mais a cada refeição. Por outro lado, comer de 3 em 3 horas aumenta a nossa saciedade e com isso passamos a diminuir as porções consumidas ao longo do dia.

Utilizar melhor os nutrientes

O maior volume de refeições no dia a dia aumenta o fluxo de nutrientes, principalmente se variarmos os tipos de alimentos conforme recomenda a pirâmide alimentar. Assim, o organismo distribuirá e utilizará de uma maneira melhor essas substâncias, evitando doenças e desconfortos.

Reduzir o armazenamento de gordura

Quando reduzimos os intervalos entre as refeições, evitamos que o cérebro envie a ordem de armazenar nutrientes em forma de gordura corporal, pois ele entende que longos períodos sem alimentação são uma ameaça para a nossa sobrevivência.

Controlar os níveis de insulina

Quando comemos grandes quantidades de alimentos aliados com longos períodos entre as refeições, provocamos o aumento de picos de insulina no sangue. Comer de 3 em 3 horas evita o descontrole desse hormônio e colabora para que ele se mantenha estabilizado em nosso organismo.

Portanto, comer de 3 em 3 horas, assim como outras maneiras de se alimentar, é uma prática que deve ser utilizada com bom senso, preservando sua individualidade. Também devemos evitar os exageros e as dietas restritivas. Uma boa dica para acelerar o processo de emagrecimento é praticar atividades físicas pelo menos três vezes na semana, ou simplesmente começar a se movimentar mais, experimente dançar, caminhar, etc. Uma outra estratégia é utilizar compostos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo e ainda dão muita energia!

Se você busca por essa alternativa, faça contato com a nossa empresa. Oferecemos suplementos alimentares e medicamentos manipulados. Além disso, prezamos por um serviço individualizado, que vai desde o atendimento até a entrega e a embalagem do produto.

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