Cuidados com a pele

Quais os cuidados com os pés ressecados? Saiba aqui!

/
1 0
Hábitos como andar descalço, utilizar calçados abertos e tomar banho com água muito quente podem favorecer os pés ressecados. Quer saber como reverter o problema? Confira algumas dicas!
Tempo de leitura: 3 min

Frequentemente, nos dedicamos a cuidar bem da pele do rosto e do corpo e acabamos nos esquecendo de garantir a hidratação dos pés. Entretanto, negligenciar essa área pode ser perigoso. Por apresentar menos glândulas sebáceas, a pele dos pés é mais ressecada e, se não tratados, os ressecamentos nessa região podem evoluir para fissuras, causando muita dor e processos inflamatórios.

Hábitos como andar descalço, utilizar calçados abertos e tomar banho com água muito quente podem favorecer os pés ressecados, contudo, existem alguns cuidados que podem ser tomados para reverter o processo e garantir a hidratação dessa região. Quer descobrir quais são eles? Confira a seguir.

Faça escalda pés

Muitas pessoas têm preguiça de fazer escalda pés, mas a técnica, além de eficaz, pode ser muito relaxante e prazerosa. Sua função é amolecer a pele e abrir os poros para que a hidratação seja melhor absorvida.

Coloque um litro de água morna em uma bacia, adicione algumas gotas de óleo essencial ou um sachê específico para escalda pés e deixe os pés imersos na água até que ela esfrie. Após terminar, aproveite para realizar uma massagem e ativar a circulação sanguínea.

Use hidratantes específicos

Os pés devem ser hidratados diariamente, de preferência à noite. Escolha um produto desenvolvido especialmente para essa área do corpo e que proporcione uma hidratação mais potente. Cremes à base de ureia são os mais indicados para peles descamativas, contudo, não devem ser utilizados em casos em que a pele apresente rachaduras.

Aplique o produto após o banho, massageando com movimentos leves e circulares e evite andar até que o produto esteja completamente absorvido para evitar escorregões e acidentes.

Faça esfoliações leves

A esfoliação é importante para auxiliar na renovação celular e garantir uma absorção mais efetiva dos produtos. No entanto, deve ser feita com moderação e de forma suave. O indicado é realizar o procedimento apenas uma vez por semana com um produto de leve abrasão.

Entretanto, lixar os pés diariamente é um hábito que deve ser abandonado, isso porque a pele reagirá criando mais espessamentos, gerando o que chamamos de efeito rebote.

Durma com meias de algodão

Essa é outra dica simples que auxilia muito na hidratação dos pés. Antes de dormir, após aplicar o hidratante, coloque uma meia de algodão. Essa oclusão auxiliará em uma melhor absorção do produto.

Previna os ressecamentos

Além dos cuidados listados, prevenir os ressecamentos mudando alguns hábitos também é uma boa dica. O primeiro ponto que deve ser observado é o atrito. Andar descalço ou com chinelos e sapatos muito abertos contribui para o ressecamento porque a pele reage ao atrito por meio do espessamento da derme.

Outros hábitos que auxiliarão a manter os pés saudáveis são consumir bastante água, ter uma alimentação saudável, controlar o peso e evitar tomar banhos muito quentes.

Hidratar a pele é essencial para garantir a saúde e a beleza do corpo e não é diferente com os pés. Incluir alguns cuidados diários em sua rotina e deixar um creme hidratante na mesa de cabeceira é fundamental para evitar pés ressecados e outros problemas sérios que podem evoluir deles.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba mais posts como esse diretamente em seu e-mail.

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Frequentemente, nos dedicamos a cuidar bem da pele do rosto e do corpo e acabamos…

/

Frequentemente, nos dedicamos a cuidar bem da pele do rosto e do corpo e acabamos…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up