Cuidados com a pele

Dermatologista explica a importância de beber água regularmente e seus benefícios para a pele

/
8 0
Tempo de leitura: 5 min

Beber água é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Mas você já parou para pensar qual é a influência desse líquido na pele?

De acordo com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, na Bahia, a água deixa a região mais luminosa, macia e bonita. Além disso, tem função de proteção, estruturação e revestimento, o que a torna aliada na prevenção da celulite e do envelhecimento precoce.

Acompanhe a seguir as dicas da dermatologista sobre o tema e entenda de uma vez por todas qual é a importância de beber água, bem como o que o líquido pode fazer especificamente para a sua pele. Vamos lá?

Qual é a importância de beber água?

A água é imprescindível para que nossos órgãos internos consigam realizar ações vitais. Como o corpo humano não tem condição de armazenar o líquido, o importante é bebê-lo com frequência, cerca de 2 litros por dia, segundo especialistas. Assim, o ideal é criar o hábito de beber água sempre, em vez de esperar para fazê-lo apenas ao sentir necessidade.

A sede é um fator de alerta que sinaliza que o nível de água no corpo já está abaixo do desejado. A pouca ingestão do líquido pode resultar em efeitos colaterais, como fadiga, tontura, fraqueza e dor de cabeça, bem como levar à morte em casos extremos. Alguns benefícios de beber água para o corpo se relacionam a:

  • transporte e absorção de nutrientes — a água auxilia o sangue no transporte adequado de vitaminas e minerais. Sem ela, o sangue fica mais denso e tem dificuldade de conduzir as substâncias. Além disso, o líquido ajuda na absorção de glicose e outros nutrientes;
  • regularização da temperatura — a fim de equilibrar a temperatura corporal durante a realização de exercícios ou em dias quentes, a água é liberada por meio do suor;
  • proteção dos olhos — esses órgãos são muito sensíveis ao ressecamento. Manter-se hidratado ajuda a evitar infecções e inflamações;
  • desintoxicação do corpo — o líquido ajuda a eliminar toxinas por meio da urina, das fezes e da transpiração;
  • cuidado com o coração — o consumo adequado de água diminui a pressão sanguínea e reduz o risco de ataque cardíaco.

Paralelamente, diminui a chance de haver fadiga precoce durante a realização de exercícios e os músculos são energizados com mais eficiência. Beber água na quantidade certa também garante mais disposição, saúde e vigor no dia a dia. Além de todos esses benefícios para vários órgãos e regiões do corpo, a água é fundamental para garantir a saúde e a beleza da pele, como veremos a seguir.

Por que beber água é importante para a pele?

A pele humana é coberta pelo manto hidrolipídico, um composto de água e ácidos graxos que protege o corpo. “Sua principal função é impedir a entrada de micro-organismos nocivos, como vírus, fungos e bactérias. Além disso, a barreira protetora diminui a perda de água em forma de evaporação”, explica a dermatologista Tatiana Matos.

O líquido ainda compõe o material que fica entre as células da pele, fazendo parte da sustentação. “A ingestão da substância deixa a derme mais resistente”, conclui a doutora. Por isso, beber água ajuda a deixar a pele mais saudável, combatendo a desidratação do órgão e a flacidez.

Qual é a influência da água no combate à celulite?

De acordo com a dermatologista, o aparecimento da celulite é multifatorial. “Tendência genética, sedentarismo, má alimentação, alteração hormonal e desidratação são alguns fatores que influenciam o quadro. Contudo, o consumo adequado de água estimula a circulação sanguínea, diminuindo a formação dos temidos furinhos no corpo”, esclarece.

Além disso, beber líquidos ajuda no funcionamento dos rins — protegendo-os, inclusive, da formação de cálculos — e aumenta a eliminação de toxinas. Vale lembrar que a maior ingestão de água também contribui para a diminuição do peso, já que o hábito eleva a atividade do sistema nervoso e aumenta o gasto de energia.

Como a hidratação age na prevenção do envelhecimento precoce?

A hidratação da pele, tanto pela ingestão de água como a partir da aplicação de dermocosméticos, garante maior quantidade de líquido entre as células, o que faz com que toda a estrutura seja bem sustentada. “Isso diminui a quantidade de marcas de expressão que se originam com a idade e que vemos em forma de rugas”, explica Matos.

Por isso, além de hidratar a pele por fora, o recomendável é fazê-lo também por dentro a partir da ingestão de quantidades adequadas do líquido. Quem tem dificuldade de tornar a prática um hábito pode investir na absorção indireta da substância, a partir de frutas, sucos, sopas e chás.

A importância de beber água fica evidente quando percebemos como o líquido tem influência direta em vários órgãos de nosso organismo, como olhos, rins e coração. Em relação à pele, a água é fundamental para mantê-la jovem e saudável, já que ajuda na hidratação interna e, portanto, na prevenção contra as rugas.

Gostou das informações que preparamos para você sobre o tema? Então siga-nos no Facebook e não perca as novidades!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Beber água é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Mas você já parou…

/

Beber água é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Mas você já parou…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up