Alimentação Saudável

Descubra as vantagens dos produtos fitoterápicos!

/
6 0
Descubra as vantagens dos produtos fitoterápicos!
Tempo de leitura: 4 min

Você, provavelmente, já ouviu falar em produtos fitoterápicos. Mas sabe dizer realmente o que eles são, quais os seus efeitos no organismo ou se consumi-los traz alguma vantagem?

Atualmente, muitas pessoas buscam alternativas para tratamentos de enfermidades ou para promoção da saúde, utilizando produtos vegetais em vez de remédios alopáticos. Os motivos são variados, como para evitar os efeitos colaterais que o uso dos remédios tradicionais acarretam, por tradição familiar, entre outros.

Neste post, você vai saber o que são os produtos fitoterápicos, quais são as suas vantagens, e como são preparados. Continue a leitura!

O que é fitoterapia?

Para entender o que são produtos fitoterápicos devemos conhecer a sua origem. A fitoterapia é uma terapia alternativa que utiliza as substâncias das plantas, e é reconhecida e considerada uma especialidade médica.

Uma maneira interessante para lembrar o seu significado é conhecer a formação das palavras. O termo é derivado dos vocábulos gregos: fito, que significa planta, e terapia, que é tratamento.

O que são produtos fitoterápicos?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), produtos fitoterápicos são aqueles que utilizam matérias-primas ativas vegetais com finalidade profilática, curativa ou para fins de diagnósticos com benefício para o usuário.

São caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seus usos, assim como pela reprodutibilidade e constância de suas qualidades: é o produto final acabado, embalado e rotulado.

Outro termo definido pela ANVISA é o medicamento farmacêutico: aquele obtido por processos tecnologicamente adequados, empregando exclusivamente matérias-primas vegetais, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.

Além disso, é caracterizado também pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, e pela reprodutibilidade e constância da sua qualidade. Não é considerado medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, tenha substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem suas associações com extratos vegetais.

Cabe ressaltar ainda que, não basta ir para uma horta e colher qualquer planta ou erva e preparar um produto por conta própria. Esse procedimento não é considerado como produto ou medicamento fitoterápico. Além do mais, há o risco de confundir um vegetal com outro e seu uso provocar efeitos colaterais, como intoxicações. Portanto, devem ser elaborados apenas por profissionais farmacêuticos.

Quais são as vantagens dos produtos fitoterápicos?

A fitoterapia e os produtos fitoterápicos apresentam vantagens em relação aos medicamentos produzidos em laboratório. Conheça algumas:

  • não é necessário a apresentação de receita médica;
  • o custo do medicamento é menor;
  • fácil manipulação;
  • menores riscos de efeitos colaterais;
  • as indicações estão na embalagem do produto;
  • manipulados de acordo com a necessidade específica;
  • não costumam causar dependência.

Como são preparados os produtos fitoterápicos?

Diferentemente, dos fármacos tradicionais sintéticos, os produtos fitoterápicos, em sua maioria, são produzidos por meio do processo de manipulação, que pode ser com recursos industriais ou não. Desse modo, são preparados diretamente nas farmácias pelo farmacêutico, por meio de fórmulas prescritas pela ANVISA, ou por receita médica, no caso de medicamentos fitoterápicos.

Como os produtos fitoterápicos agem em nosso organismo?

A ação dos fitoterápicos é semelhante aos medicamentos tradicionais, no entanto, o que os difere é a dose. Enquanto estes são fabricados com quantidade maior de drogas, aqueles têm uma concentração de substâncias um pouco menor.

Portanto, o tempo de resposta e a eficácia não são menores do que das drogas sintéticas. Isso varia de acordo com o organismo do paciente e o princípio ativo do produto.

Assim, a frase “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose” é verdadeira. Afinal, apesar de serem naturais não deixam de ser produtos químicos e podem também oferecer riscos se não forem administrados por profissionais da saúde.

Sabendo que atualmente os produtos fitoterápicos são confiáveis e seguros por serem produzidos somente após comprovada sua eficácia e avaliados os riscos, eles têm se tornado uma tendência. Portanto, vale a pena solicitar ao seu médico essa alternativa, lembrando sempre de adquirir os produtos em farmácias de manipulação de referência.

Ficou interessado nos produtos fitoterápicos? Então entre em contato conosco! Nossa equipe está à disposição para ajudar.

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Você, provavelmente, já ouviu falar em produtos fitoterápicos. Mas sabe dizer realmente o que eles são, quais…

/

Você, provavelmente, já ouviu falar em produtos fitoterápicos. Mas sabe dizer realmente o que eles são, quais…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up