Alimentação Saudável

Descubra os cuidados específicos para os diferentes tipos de pele

/
6 0
Descubra os cuidados específicos para os diferentes tipos de pele
Tempo de leitura: 4 min

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem a difícil tarefa de proteger toda a superfície do nosso corpo. Apesar disso, as peles não são iguais, já que são formadas por uma enorme variação genética, que faz com que cada pessoa tenha um tipo de pele específico. Além disso, há a interferência externa, que também é capaz de causar diferentes alterações no órgão.

Existem peles oleosas, secas, sensíveis, mistas e normais e cada um desses tipos de pele precisa de cuidados específicos para manter uma boa aparência. Por isso, identificar as características da sua pele é um dos primeiros passos para o cuidado.

Quer saber mais? Então, continue a leitura para aprender quais são os problemas mais comuns para cada pele e os cuidados necessários. Confira!

Pele normal

Essa pele tende a ser bastante equilibrada, ou seja, nem tão oleosa nem muito seca. Geralmente, sua textura é fina, aveludada e muito macia. As pessoas que têm a pele normal não necessitam cuidados muito específicos, já que ela conta com uma quantidade equilibrada de oleosidade e hidratação.

Cuidados

Para potencializar esse equilíbrio e manter a boa aparência da pele, dois cuidados básicos devem ser incorporados na sua rotina: hidratação e limpeza.

Na hora de escolher os produtos, opte por aqueles mais suaves — com toque delicado e PH neutro —, para não causar desequilíbrio na pele.

Pele oleosa

Essa pele tende a sofrer mais com a quantidade de sebo, que é produzido de forma exagerada. Esse excesso acumulado no interior dos poros faz com que eles se dilatem e, assim, fiquem mais visíveis. Além disso, é o responsável por produzir uma aparência mais brilhosa da pele.

Essa produção exagerada de oleosidade pode estar relacionada a vários fatores: hormônios, estresse ou até efeitos colaterais de medicamentos, como anticoncepcionais e dosagens fortes de vitamina B12.

Cuidados

A pele oleosa precisa de cuidados importantes, mas não se engane pensando que é necessário limpar excessivamente. Ao fazer isso, o organismo tenta repor a oleosidade liberando mais sebo, o que pode entupir os poros e causar as temidas acnes.

Por isso, é importante equilibrar a limpeza — que deve ser feita com produtos específicos para pele oleosa — com a hidratação. Além disso, é preciso evitar produtos com óleos na composição e sempre lembrar de retirar toda a maquiagem.

Os produtos que têm efeito matificante ajudam a reduzir o brilho e também são boas opções para quem deseja manter a pele mais seca.

Pele seca

Ao contrário da oleosa, esse tipo de pele não consegue reter a quantidade necessária de água, já que não tem os fatores de hidratação natural, como aminoácidos, ácido lático e ureia. Quando não há o volume suficiente de água, a pele apresenta uma textura áspera e opaca. Nesses casos, os poros também tendem a ser menores e poucos visíveis.

Além disso, a pele seca apresenta menos elasticidade e facilidade para descamar. Por essa razão, esse tipo de pele é o que mais sofre com os sinais do envelhecimento e é o que requer mais cuidados.

Cuidados

A pele seca também precisa de produtos específicos para limpeza, mas a hidratação deve receber um cuidado especial. Invista em produtos com a textura de creme e sérum e prefira os que têm vitamina C na composição. É importante, ainda, evitar o uso de ácido salicílico e hidrantes com álcool, que podem ressecar ainda mais a sua pele.

Pele sensível

A ausência de umidade, geralmente associada à pele seca, pode resultar em outro tipo de problema e característica da pele: a sensibilidade. Isso porque o sebo atua também para controlar a barreira da pele e, quando isso não acontece, ela pode apresentar vermelhidão, manchas e coceiras.

Cuidados

Para evitar esse problema, tenha os mesmos cuidados indicados para a pele seca: suavize a pele com produtos de PH neutro e use máscaras com propriedades anti-inflamatórias e anti-irritantes. Além disso, preste atenção ao surgimento dos sinais e busque um profissional da área para receber tratamento adequado.

Por fim, tenha em mente que, para ter sucesso nos cuidados com cada um dos tipos de pele, é preciso contar com soluções e tratamentos personalizados.

Agora que você sabe mais sobre os cuidados específicos para os diferentes tipos de pele, entre em contato conosco e conheça os nossos produtos!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem a difícil tarefa de…

/

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem a difícil tarefa de…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up