Cuidados com o corpo

Dores nas articulações no frio: como combater agora mesmo?

/
2 0
Muitas pessoas sofrem com dores nas articulações no frio, o que gera bastante desconforto e pode, até mesmo, limitar os movimentos. Mas você sabe por que isso acontece? Descubra!
Tempo de leitura: 3 min

O inverno está chegando e você já começou a sentir dores nas juntas, como joelhos e coluna? Saiba que isso é mais comum do que você imagina. Muitas pessoas sofrem com dores nas articulações no frio, o que gera bastante desconforto e pode, até mesmo, limitar os movimentos. Mas você sabe por que isso acontece?

No post a seguir, vamos explicar o que são as dores articulares, por que elas ficam mais intensas nas épocas mais frias e como você pode aliviar os sintomas e combater o problema. Quer tirar todas as suas dúvidas? Então confira na leitura.

O que são dores nas articulações e por que elas são mais intensas no frio?

As articulações são estruturas complexas do nosso corpo que apresentam as extremidades dos ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e bursas responsáveis pelos nossos movimentos. Por serem tão complexas e estarem em movimentação constante, é comum que essas regiões sofram mais com as dores.

As causas das dores são variadas e vão desde doenças, como artrite e bursite, até lesões e sintomas de gripes. Contudo, independentemente da origem, elas se agravam com as baixas temperaturas e causam ainda mais desconforto.

Isso acontece devido à queda de pressão e temperatura ambiente, que pode provocar vasoconstrição, reduzindo a irrigação sanguínea e deixando as células teciduais mais suscetíveis a processos inflamatórios, aumentando assim a sensibilidade à dor. Além disso, o frio também deixa os tecidos menos maleáveis, provocando uma sensação de rigidez.

Pessoas que já tiveram lesões, sofrem de alguma doença como artrose e artrite e, principalmente, idosos tendem a sentir dores ainda mais intensas nessa época do ano.

Como combater as dores nas articulações?

Seguindo algumas recomendações, é possível passar pelos meses mais frios do ano sem sofrer tanto com as dores nas articulações. Confira algumas dicas.

Mantenha-se aquecido

Manter seu corpo aquecido é importante para evitar que sua circulação sanguínea fique comprometida, principalmente nas extremidades do corpo, como os pés e mãos. A dica é sair sempre bem agasalhado e apostar no consumo de bebidas quentes e alimentos termogênicos, como a canela e o gengibre, pois eles aceleram o metabolismo e auxiliam na melhora da circulação.

Use os medicamentos certos

Caso as dores fiquem muito intensas, é importante visitar um médico e recorrer ao remédio receitado para aliviar os sintomas. As opções mais indicadas são os analgésicos e anti-inflamatórios, contudo, medicamentos naturais, à base de ervas como raiz de bardana, arnica e gengibre, também podem ser aliados no combate às dores articulares.

Não use roupas muito apertadas

Dispense roupas e sapatos muito apertados, principalmente nos meses de temperaturas mais baixas. Esses itens geram uma pressão desnecessária, dificultando a circulação e provocando inchaço e dores nas articulações. Opte por peças confortáveis que permitem uma boa movimentação.

As dores nas articulações durante o frio são um problema comum, que aumenta consideravelmente nos períodos mais gelados. Manter-se aquecido e não utilizar roupas que prendam a circulação é uma boa forma de combater o problema e aliviar o incômodo. Contudo, caso o desconforto fique muito intenso, é importante consultar um médico e buscar uma farmácia de manipulação confiável para adquirir os medicamentos recomendados.

A Farmácia Extrato oferece os melhores medicamentos manipulados com atendimento personalizado e tecnologia. Entre em contato conosco e descubra como nós podemos ajudar você.

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

O inverno está chegando e você já começou a sentir dores nas juntas, como joelhos…

/

O inverno está chegando e você já começou a sentir dores nas juntas, como joelhos…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up