Alimentação Saudável

Emagrecimento saudável: 3 dicas que vão além de dietas

/
4 0
Emagrecer não é algo que acontece do dia para a noite e nem deve ser seu objetivo principal. Quer saber por que e como conseguir emagrecer de modo saudável? Acompanhe o nosso post!
Tempo de leitura: 4 min

Ter saúde é muito mais do que emagrecer e conquistar o corpo perfeito de acordo com os padrões sociais. Saúde envolve ter disposição, se sentir bem no próprio corpo, aceitar as suas limitações e o seu tipo físico. Isso envolve ter em mente que apenas emagrecer não vai mudar sua vida, e por isso não deve ser o seu objetivo. O emagrecimento saudável é que deve ser o foco.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você nesse objetivo e que vão além de dietas. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

1. Tenha cuidado com dietas da moda

As dietas da moda geralmente sugerem que é possível um emagrecimento rápido, mas como diz a expressão: “quem tem pressa come cru”. Essa atitude pode ser muito perigosa — principalmente sem o devido acompanhamento médico — e impor diversas restrições alimentares. Por isso, o mais indicado é criar hábitos saudáveis.

Velocidade não é sinônimo de eficiência, e esse hábito pode ocasionar problemas como anemia, arritmia cardíaca, baixa imunidade e flacidez da pele. Tudo isso pode acontecer quando o corpo é privado de nutrientes importantes para manter o organismo funcionando corretamente. Além disso, assim que você volta à vida normal, o peso anterior rapidamente reaparece na balança.

2. Aceite os limites do próprio corpo

É importante entender os limites do seu corpo e que as mudanças surgem com tempo e paciência. Do contrário, você pode sofrer problemas como obesidade, distúrbios alimentares, psicológicos, entre outros.

É fundamental trabalhar a autoestima para conseguir aceitar o tempo que o seu corpo levará para se transformar, além de não se pressionar para seguir padrões sociais — que na maioria das vezes são inalcançáveis para as pessoas devido ao estilo de vida que levam, ao fenótipo etc.

Quando nos amamos, somos mais gentis com nós mesmos e o cuidado com o que ingerimos é maior. Também é preciso considerar que o emagrecimento por si só não é sinônimo de saúde e, por isso, apenas ter um corpo magro não deve ser o objetivo principal.

Para conseguir um emagrecimento saudável é preciso desconstruir a ideia de que os alimentos ingeridos são inimigos. A alimentação deve ser vista como uma fonte de prazer, energia e de amor-próprio — e esse é um dos pilares básicos de uma boa alimentação, segundo pesquisa realizada. Por isso, uma seleção bem-feita e equilibrada de alimentos é fundamental para a sua saúde.

Vale também buscar exercícios que você goste de fazer e realizar pequenas mudanças dentro da sua rotina, como trocar o elevador do prédio pelas escadas e substituir o carro pelas caminhadas sempre que possível.

3. Tenha determinação para atingir os objetivos traçados

O que foi mencionado está intrinsecamente ligado à determinação e à autoestima. Como cada organismo reage de uma forma, algumas pessoas conseguem emagrecer com mais facilidade do que outras.

Não aceitar os limites do próprio corpo dificulta o processo de emagrecimento saudável, por isso, é preciso ter determinação para continuar.

Isso inclui também colocar na cabeça que o radicalismo não adianta e que é preciso ter consciência e foco. Afinal, praticar exercícios físicos diariamente e cortar ou diminuir o consumo de alimentos que podem fazer mal para o nosso corpo — como frituras, doces e farinha branca — não é um processo tão simples. Da mesma forma, se permitir comer alimentos mais gordurosos esporadicamente sem exagerar exige muita determinação.

Especialistas pontuam que não é possível mudar anos de vida desregrada em semanas, por isso é preciso ter paciência. Uma boa dica é traçar metas, registrá-las e anotar o que será preciso fazer para ter sucesso. Você pode também registrar os motivos que fizeram você tomar a decisão de emagrecer. Assim, terá sempre algo para recorrer quando precisar de motivação.

Para que o emagrecimento saudável seja alcançado, é preciso balancear algumas questões, a maioria delas relacionada ao psicológico. É preciso ter a consciência de que é necessário se cuidar mais com o objetivo de viver melhor, e não simplesmente se encaixar em um corpo tido como perfeito.

Gostou de saber um pouco mais sobre emagrecimento saudável? Lembrou-se de algo a mais sobre o assunto? Então deixe um comentário e participe da discussão!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Ter saúde é muito mais do que emagrecer e conquistar o corpo perfeito de acordo…

/

Ter saúde é muito mais do que emagrecer e conquistar o corpo perfeito de acordo…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up