Alimentação Saudável

Entenda o que são os suplementos ergogênicos

/
2 0
Tempo de leitura: 4 min

Os recursos ergogênicos trazem vários benefícios para a saúde, já que impactam positivamente o desempenho esportivo e ajudam a aumentar a massa muscular e a perder gordura.

Quer entender melhor o que são esses mecanismos, quais são seus principais tipos e como eles podem ajudar você a alcançar os seus objetivos? Acompanhe este post que preparamos sobre o tema e confira!

O que são os suplementos ergogênicos?

Os ergogênicos são recursos que ajudam a melhorar o desempenho esportivo. Acompanhados por uma alimentação equilibrada, treinamento e genética, eles são muito importantes para permitir que cada indivíduo possa alcançar seu grau máximo de performance.

Assim, são fundamentais para a pessoa, seja ela amadora ou profissional, que quer adequar e personalizar o treinamento de acordo com uma modalidade esportiva e objetivos específicos.

São exemplos de recursos ergogênicos os suplementos energéticos, hidroeletrolíticos ou proteicos, a água, a cafeína, os aminoácidos, os equipamentos e as roupas especiais, bem como o auxílio psicológico.

Quais são os principais tipos de recursos ergogênicos?

Os principais tipos de ergogênicos se classificam em cinco categorias, sendo elas a biomecânica, a psicológica, a fisiológica, a nutricional e a farmacológica. Acompanhe abaixo a explicação de cada uma delas.

Biomecânica

Os recursos da primeira categoria ajudam a melhorar a performance por meio da mecânica. Um exemplo é a utilização de sapatos que amortecem o impacto da corrida.

Psicológica

Esses recursos, por sua vez, se referem a estratégias relacionadas ao aspecto mental para aumentar a performance do atleta. Você pode, exemplificando, investir em sessões de concentração e foco com profissional adequado para garantir um melhor desempenho durante a realização de algum exercício.

Fisiológica

Essa estratégia diz respeito a mudanças no dia a dia para melhorar o treinamento físico. Pode ser representada por equipamentos da academia e por peças adequadas para o treino diário ou para uma competição.

Nutricional

Os recursos nutricionais têm a ver com alimentos que ajudam a conseguir mais energia e massa muscular. Alguns exemplos são o açaí, que é um bom repositor energético e tem potássio, ômega e magnésio, o suco de uva, que apresenta alto potencial antioxidante, e a água de coco, ótimo hidratante e repositor hidroeletrolítico.

Na verdade, qualquer alimento capaz de nutrir e aumentar o bem-estar pode ser considerado um recurso ergogênico. O importante é solicitar ao nutricionista que analise seu perfil metabólico e genético, bem como seus objetivos, antes de escolher em que substância investir.

Farmacológica

Os suplementos farmacológicos, por sua vez, dizem respeito a estimulantes que podem melhorar o rendimento. A lista, aqui, é ampla e vai do cafezinho ao chá verde.

Assim, quando falamos de recursos ergogênicos estamos nos referindo a substâncias e artefatos que possam nos ajudar, de maneira geral, a melhorar o desempenho esportivo. A lista de exemplos vai da água a roupas, calçados, hipnose e equipamentos.

Que benefícios os ergogênicos trazem?

Quando bem aplicados, os ergogênicos são responsáveis por gerar o aumento da força física, mental e mecânica. De maneira geral, eles funcionam como substratos energéticos que interferem na produção de energia e auxiliam no crescimento dos tecidos corporais. Alguns dos benefícios específicos que os ergogênicos oferecem são:

  • redução de gordura;
  • aumento da massa muscular;
  • intensificação da força mental, já que fornecem mais energia para o cérebro;
  • aumento da sensação de energia e vitalidade;
  • melhora da resistência e do desempenho em atividades físicas.

Vale lembrar, porém, que esses suplementos só conseguem ser eficientes quando associados a alimentação adequada. Por isso, é importante procurar um nutricionista para que seja feita uma dieta personalizada para você.

Outra questão a considerar é que, pela popularidade desses recursos, circulam atualmente no mercado muitas substâncias ditas ergogênicas que na verdade não o são. Assim, pesquisar quais delas apresentam respaldo científico e pedir a ajuda de um profissional é sempre fundamental.

Viu só como a explicação do que são os suplementos ergogênicos é muito mais simples do que parece? Com esses recursos, fica mais fácil conseguir atingir as suas metas e aumentar a qualidade de vida, desde que os suplementos sejam associados a uma alimentação saudável e a um treinamento adequado, bem como sejam disponibilizados por marcas de confiança.

Gostou da dica? Então deixe um comentário no post e compartilhe com a gente a sua opinião sobre o tema!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Os recursos ergogênicos trazem vários benefícios para a saúde, já que impactam positivamente o desempenho…

/

Os recursos ergogênicos trazem vários benefícios para a saúde, já que impactam positivamente o desempenho…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up