Cuidados com a pele

Ginástica facial: 5 exercícios para prevenir as rugas

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Sabia que é possível combater o envelhecimento precoce com a ginástica facial? Aprenda alguns exercícios e veja como melhorar a aparência de forma natural!
Tempo de leitura: 4 min

Uma das maneiras de minimizar os efeitos do tempo na pele é fazer ginástica facial. A prática é importante porque estimula os músculos da região, evitando rugas e linhas de expressão. Assim, com exercícios simples, é possível evitar o envelhecimento precoce e deixar a pele mais tonificada e sadia.

Se entendemos a importância de malhar o corpo, por que deixar de exercitar o rosto, que também tem músculos e sofre com a passagem do tempo? Pensando nessa importância dos cuidados diários com a face para manter a beleza e a juventude, preparamos 5 exercícios especiais que atuam em partes específicas do rosto, como testa, pálpebra, boca e olhos.

Preparado para conferir as dicas para fazer uma ginástica facial eficiente? Continue a leitura e confira a informação que selecionamos para você.

1. Para a testa e as pálpebras

Para cuidar dessa região, levante as sobrancelhas, com os olhos fechados, e conte mentalmente até 10. Depois, é só voltar aos poucos à posição original enquanto conta até 6. Esse exercício é ideal para cuidar da testa e das pálpebras superiores.

Já para cuidar da parte inferior das pálpebras, a dica é apertar levemente os olhos, como se estivesse com dificuldade de olhar algo distante, e manter a expressão por 10 segundos. Volte aos poucos à posição inicial, contando até 6.

2. Para as bochechas

Para trabalhar as bochechas, dê um largo sorriso e mantenha a posição durante 10 segundos. Volte devagar, contando até 6. Em seguida, contraia e projete os lábios para a frente, fazendo a famosa “boca de peixe”. Conte até 12 na posição e volte lentamente, novamente contando até 6. O exercício é ideal para quem quer fortalecer a musculatura local e, assim, prevenir o envelhecimento.

Outra dica ajuda a tonificar a região: friccione os lábios por 5 segundos. Depois, desgrude-os lentamente, fazendo o som de um beijo estalado. Repita 5 vezes. Para completar, faça uma massagem no interior da bochecha com o polegar, pressionando-o para fora. Faça o exercício por cerca de 3 vezes em cada lado.

3. Para o pescoço e o colo

Projete os lábios para frente e posicione os cantos para baixo, em diagonal, com a boca fechada, sem apertar os dentes e com a língua no palato. Mantenha assim por 10 segundos e volte lentamente, contando até 6.

Outra opção é unir os lábios e estalar a língua por cerca de 20 vezes. Essa medida simples ajuda a tonificar o pescoço e a evitar a papada. Uma alternativa é colocar os dentes superiores em cima dos inferiores, sem pressioná-los. Em seguida, coloque as mãos em punho abaixo do queixo, pressionando levemente. Enquanto isso, tente abrir a boca. O exercício deve durar 30 segundos.

4. Para os olhos

Como essa região é muito sensível, o ideal é fazer os exercícios com um creme específico, por isso, unte as mãos com a substância. Depois, ponha o dedo indicador e o polegar na horizontal, logo abaixo da região dos olhos. Em seguida, deslize-os para os lados, passe pelas têmporas e pela lateral do cabelo. Faça o movimento por 10 vezes, segurando por 5 segundos no fim da posição.

Outra dica é colocar o dedo indicador e o polegar no canto externo do olho, agora na vertical. Então, puxe a pele do rosto para trás e fique assim por 5 segundos. O ideal é, também, repetir a operação 10 vezes.

5. Para os lábios

Com a boca semiaberta, faça um sorriso largo cobrindo os dentes. Conte até 10 e volte à posição original aos poucos, repita a operação 5 vezes. Para completar, pressione a língua no palato até sentir o queixo rígido. Nessa posição, empurre a pele ao lado da boca para as laterais com a ajuda dos dedos do meio e do indicador. O exercício deve ser feito por cerca de 20 vezes.

Agora, se a intenção é evitar o famoso ” bigode chinês”, anote a dica: após fechar a boca, passe a língua por dentro do contorno dela, na frente dos dentes. Repita o movimento de um lado para o outro, primeiro em sentido horário e depois no anti-horário. Faça isso por 10 vezes em cada direção.

Viu como pode ser simples fazer ginástica facial de maneira eficiente? Com os exercícios fica mais fácil envelhecer bem, evitando-se, assim, a formação precoce de rugas e linhas de expressão. Por isso, incorpore a prática na sua rotina e prepare-se para, pouco a pouco, notar os benefícios que ela traz! Gostou da dica? Assine a newsletter e fique sempre por dentro das novidades que temos para oferecer a você.

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