Cuidados com o corpo

5 malefícios de tomar banho quente que você precisa conhecer

/
3 0
Você passa o dia todo pensando em chegar do trabalho e tomar um banho quente com água quase fervendo? Pode parar por aí! Conheça os malefícios da água quente!
Tempo de leitura: 3 min

Você passa o dia todo pensando em chegar do trabalho e tomar um banho quente com água quase fervendo? Pode parar por aí! Apesar de relaxante e prazerosa, principalmente nas estações mais frias, a água quente pode trazer muitos malefícios para a textura e hidratação da sua pele e cabelos. Por isso, você não deve se expor a ela com frequência.

Quer entender por que você deve abandonar esse hábito, quais danos a água quente pode causar e qual a temperatura ideal para o banho? Confira nosso post completo, pois nós explicamos tudo o que você precisa saber.

1. Pele ressecada

Quando a água muito quente entra em contato com a pele, ela acaba prejudicando a camada manto-lipídica, responsável pela maciez e brilho, provocando ressecamento, aspereza e opacidade no tecido.

A temperatura também atua na dilatação dos poros, o que pode levar à coceiras pelo corpo e até mesmo ao agravamento de urticárias nos casos em que o indivíduo tem propensão ao problema.

2. Excesso de oleosidade

Se no corpo a água quente causa ressecamento, no rosto e couro cabeludo o resultado é diferente, e a alta temperatura pode causar um aumento da oleosidade. Isso acontece porque o banho quente estimula as glândulas sebáceas, produzindo mais sebo, ou seja, a pele fica desidratada de água, porém com excesso de óleo.

Nos casos em que a pessoa tem tendência à acne, essa oleosidade pode, ainda, agravar o problema, gerando maiores danos à pele.

3. Cabelos opacos e sem vida

Apesar de provocar o aumento da oleosidade no couro cabeludo, a água quente abre as cutículas e resseca o comprimento e as pontas dos fios. Esse ressecamento pode influenciar muito no brilho das madeixas, deixando-as opacas e ásperas.

Cabelos cacheados e crespos sofrem ainda mais, já que, nessas curvaturas, os fios já são naturalmente mais ressecados. Os cachos ficam mais quebradiços e sem forma, contribuindo para um aumento de frizz.

4. Caspa

Aquele pozinho branco que incomoda e causa constrangimentos está ligado à dermatite seborreica, causada por fungos e que provoca a descamação do couro cabeludo. O problema pode surgir por vários fatores, porém o uso frequente de água quente torna o couro cabeludo mais oleoso, permitindo a proliferação dos fungos.

5. Má digestão

Não é só a pele e os cabelos que sofrem com a água muito quente. Sabe aquela história de que não faz bem tomar banho logo após as refeições? Ela não está totalmente errada.

O banho em si não traz nenhum malefício, contudo, quando tomamos banho muito quente, fazemos com que o sangue, que deveria estar focado no processo digestivo, seja desviado para a pele e, como consequência, temos uma digestão mais lenta.

Tomar banho quente pode trazer malefícios para a sua pele e cabelos, entretanto, diferentemente do que muitos pensam, não é necessário apostar na água fria. Banhos mornos são ideais para garantir a integridade da sua pele e cabelos e ainda propiciar uma sensação de relaxamento. Teste a temperatura no pulso antes de entrar no chuveiro e verifique se a água está agradável, mas não pelando.

Para quem não consegue deixar a água quente de lado, a dica é apostar em sabonetes mais hidratantes, que minimizam os ressecamentos. Depois de lavar os cabelos, você também pode enxaguá-los com água fria ou morna.

Agora, você já conhece os malefícios causados pelo banho pelando e pode começar a mudar seus hábitos e garantir uma pele e cabelos mais saudáveis. Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para receber mais dicas como estas!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Você passa o dia todo pensando em chegar do trabalho e tomar um banho quente…

/

Você passa o dia todo pensando em chegar do trabalho e tomar um banho quente…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up