Alimentação Saudável

Pintar os cabelos: 5 dicas incríveis para usar tintura nas madeixas

/
3 0
pintar-os-cabelos-5-dicas-incriveis-para-usar-tintura-nas-madeixas
Tempo de leitura: 3 min

Pintar os cabelos é, sem dúvida, uma ótima maneira de dar um up no visual. Com a prática, é possível mudar de estilo radicalmente ou apenas renovar a aparência e acrescentar um frescor na produção já consagrada. Entretanto, para acertar na hora de tingir as madeixas, é preciso estar atento a algumas informações, como a diferença entre tonalidade e nuance, tinta e tonalizante etc.

Quer conhecer 5 dicas essenciais para não errar na hora de pintar os cabelos? Confira, a seguir, as informações que selecionamos para você e prepare-se para arrasar na próxima vez em que for ao salão ou fizer o serviço em casa!

1. Identifique o tom

O tom (ou cor) da tintura normalmente é indicado pelo primeiro número que aparece na caixa. No total, ele tem 8 classificações que vão do ultrapreto ao loiro claríssimo. É o tom que determina a base da pigmentação.

Vale lembrar que essa numeração é estabelecida de acordo com uma escala internacional. Assim, basta compreender o que cada número indica para buscar a tonalidade correspondente.

2. Escolha as nuances antes de pintar os cabelos

Já as nuances ou reflexos são aqueles elementos que mais se destacam ao receber a luz direta do sol. O valor é indicado por um número depois do ponto. Esse algarismo secundário determina o reflexo primário. Se houver uma outra gama de nuances, ela será indicada pelo número subsequente.

A numeração dos reflexos varia de acordo com a marca. Por isso, é importante entender na embalagem a indicação correspondente. Com essas informações, fica mais fácil fazer uma escolha consciente em relação à tonalidade e às nuances pretendidas.

3. Escolha a cor ideal

A principal dica dos especialistas é investir sempre em uma cor que tenha um tom mais claro daquele que você efetivamente quer usar. A dica é válida, porque é mais fácil escurecer um cabelo do que clareá-lo, caso o resultado final não seja satisfatório. Além disso, a gente costuma pensar que o cabelo é mais escuro do que ele realmente é, o que pode enganar na hora de escolher o tom ideal.

4. Passe a coloração de maneira adequada

Para proteger o couro cabeludo, lembre-se de aplicar o produto nos fios secos. Há cabeleireiros que também recomendam a não utilização de produtos sem enxágue nos dois dias anteriores ao tratamento. Para fazer a aplicação, divida o cabelo em quatro mechas e proteja a pele ao redor da raiz, principalmente testa, orelhas e nuca.

Depois, é só passar o produto primeiro no comprimento e deixar a raiz por último. É sempre muito importante respeitar o tempo de ação indicado na embalagem, pois cada marca tem suas particularidades. Também é essencial retirar o produto de maneira adequada e até que a água indique a total ausência da coloração no enxágue.

5. Entenda a diferença entre tonalizante e tintura

Compreender essa distinção ajuda a preservar a saúde dos fios. A tintura permanente pode conter amônia e não deve ser associada a outros tratamentos químicos, como relaxamento e alisamento. Entretanto, ela tem maior durabilidade e cobertura, já que age diretamente na parte interna dos fios.

O tonalizante, por sua vez, é menos agressivo. Ele tem uma atuação semipermanente e menos durável, pois atua na cutícula do cabelo, e não dentro dele. A alternativa é ideal para madeixas quimicamente tratadas ou muito danificadas, pois não apresenta amônia. Além disso, dá brilho ao cabelo e não tem contraindicações significativas.

Viu só como é importante pensar em alguns detalhes antes de pintar os cabelos? Para não errar, o ideal é compreender as indicações de tonalidade e reflexo, bem como refletir sobre qual é a melhor cor para você. Além do mais, é importante pensar na maneira correta de fazer a aplicação, assim como avaliar a composição do produto que você pretende aplicar.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário sobre o tema e compartilhe a sua experiência com a gente!

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Pintar os cabelos é, sem dúvida, uma ótima maneira de dar um up no visual.…

/

Pintar os cabelos é, sem dúvida, uma ótima maneira de dar um up no visual.…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up