Cuidados com a pele

Qual é o tratamento para dermatite? Confira agora!

/
3 0
Quer saber qual o melhor tratamento para dermatite? Descubra nesta leitura como cuidar dessa doença de pele inflamatória que pode ter diversas causas e sintomas.
Tempo de leitura: 4 min

Coceira, vermelhidão, descamações… Você já sofreu com esses problemas de pele e não soube o que fazer para aliviar o desconforto? Esses são alguns sintomas das dermatites, doenças de pele inflamatórias que podem ter diversas causas e sintomas.

Quer conhecer mais sobre o assunto e descobrir qual o melhor tratamento para dermatite? A gente conta tudo para você no post abaixo.

O que é dermatite?

A dermatite, também conhecida como eczema, é uma doença de pele não contagiosa que provoca reações inflamatórias e, dependendo do tipo, pode ter causas e sintomas variados. Apesar das variações, os sintomas mais comuns são vermelhidão, coceira e bolhas que podem atingir qualquer parte do corpo.

A doença pode ter cura, dependendo de seu tipo. No caso da dermatite atópica, por exemplo, o problema é crônico e pode atacar em determinados momentos da vida, sendo bastante comum durante a infância, entre os três meses e os doze anos.

Quais os tipos de dermatite?

A dermatite pode surgir por diversos motivos e tanto as causas quanto os sintomas variam de acordo com o tipo de problema. Os mais comuns são a dermatite de contato, atópica e seborreica. Conheça um pouco mais sobre cada uma.

Dermatite de contato

Esse tipo de dermatite acontece quando a pele é exposta a um agente causador de alergia ou irritação. O problema é classificado em dois tipos: a alérgica e a irritativa.

A alérgica surge após repetidas exposições à substância alérgena, enquanto a irritativa é causada por contato com produtos químicos ácidos ou alcalinos, como sabonetes e detergentes, e os sintomas surgem logo após o primeiro contato.

Além de produtos de limpeza, outros componentes podem desencadear a dermatite de contato. É o caso de cosméticos, perfumes, bijuterias e até mesmo plantas. Entre os principais sintomas, estão:

  • erupção cutânea;
  • coceira;
  • vermelhidão;
  • descamação
  • ressecamentos.

Dermatite atópica

Esse é um dos tipos mais comuns de dermatite. O problema é genético, crônico e não contagioso. Apesar de genético, alguns fatores de risco contribuem para o surgimento das crises, são eles:

  • alergia a pólen, mofo, ácaros e animais;
  • uso de cosméticos com fragrâncias ou corantes;
  • contato com materiais ásperos;
  • contato com produtos de limpeza;
  • uso de roupas de lã e tecidos sintéticos;
  • baixa umidade do ar;
  • frio intenso;
  • infecções;
  • estresse.

Entre os sintomas do quadro inflamatório estão o ressecamento, as erupções e as crostas na pele, muita coceira e pruridos. Normalmente, a doença atinge as dobras dos braços e a parte de trás dos joelhos.

Dermatite seborreica

Outro tipo comum de dermatite, essa inflamação causa vermelhidão e descamação da pele em algumas regiões da cabeça como sobrancelhas, couro cabeludo, barba e nariz. Quando acontece no couro cabeludo, é conhecida popularmente como caspa.

Como é feito o tratamento para dermatite?

Assim como os sintomas e causas podem variar, o tratamento também depende do tipo de problema. Por isso, é importante ter um acompanhamento médico para garantir o diagnóstico correto. Nos casos de dermatite de contato, é necessário que o paciente se afaste do agente causador da reação. Além disso, são utilizados cremes e pomadas de corticosteroides para reduzir o quadro inflamatório.

Já o tratamento da dermatite atópica é realizado com o uso de hidratantes e produtos emolientes, para diminuir os ressecamentos e aliviar as coceiras. Os banhos quentes devem ser evitados para não prejudicar a barreira de proteção da pele, assim como o uso de produtos com fragrâncias, corantes e agentes químicos.

Por fim, a dermatite seborreica pode ser tratada com a utilização de shampoos anticaspa, cremes reparadores para hidratação profunda e pomadas à base de corticoides.

Neste artigo, comentamos sobre esse problema de pele que causa muito desconforto e faz o paciente sofrer com coceiras e dores. Para um diagnóstico e tratamento da dermatite, são importantes o acompanhamento médico e a utilização de cosméticos e medicamentos de qualidade.

A Farmácia Extrato oferece as melhores fórmulas e soluções para atender às suas necessidades com toda a qualidade e tecnologia que você merece. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

Coceira, vermelhidão, descamações... Você já sofreu com esses problemas de pele e não soube o…

/

Coceira, vermelhidão, descamações... Você já sofreu com esses problemas de pele e não soube o…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up