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Recursos ergogênicos: saiba o que são e quais as finalidades

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Você sabia que os recursos ergogênicos ajudam a melhorar o desempenho nos esportes?. Para saber mais a respeito, confira nosso post!
Tempo de leitura: 4 min

No ramo esportivo, o termo recursos ergogênicos serve para caracterizar qualquer método ou substância utilizada para melhorar o desempenho e a recuperação após a prática de esportes. Esse tipo de recurso se divide em várias categorias, como a mecânica, a psicológica e a farmacológica, e se mostra decisivo na hora de potencializar um treino e garantir os melhores resultados.

Interessado em entender melhor o que são os recursos ergogênicos e quais os benefícios que eles podem trazer para você? Continue a leitura deste post e confira.

O que são os recursos ergogênicos?

Normalmente, todo artifício ou substância que consegue potencializar o desempenho esportivo pode ser considerado ergogênico. A ideia é que, com a utilização desse tipo de recurso, possa-se atrasar o início da fadiga e melhorar a atuação da prática de esportes por meio da intensificação da potência, seja ela mental, física ou mecânica.

Além disso, a utilização dos recursos ergogênicos facilita a aquisição de massa muscular, melhora a produção de energia, aumenta a resistência e garante mais nutrientes para o cérebro, entre outros benefícios.

Quais são as categorias existentes de recursos ergogênicos?

Os recursos ergogênicos podem se classificar em diferentes categorias. Acompanhe.

Mecânicos

Equipamentos que melhoram o treino entram nessa categoria. Pode ser o tênis projetado especialmente para a corrida ou aparatos feitos para que o usuário realize com mais eficácia um movimento, como os equipamentos da academia.

Psicológicos

Alguém duvida de que o fator psicológico altera, e muito, o desempenho de um atleta? Técnicas que ajudam a combater a ansiedade ou o estresse permitem o alcance de maior concentração e foco. Nesse quesito, atividades como a meditação e o ioga podem ajudar.

Farmacológicos

Substâncias artificiais também contribuem para uma melhor atuação, já que os recursos farmacológicos podem simular o funcionamento de neurotransmissores ou hormônios que facilitam o processo. Entretanto, é preciso ter cuidado com a medida, pois é possível que o uso inadequado desse tipo de item traga efeitos colaterais danosos.

Assim, é imprescindível que haja o aconselhamento e o acompanhamento médico para o uso dos farmacológicos.

Fisiológicos

Para potencializar a atuação de quem faz esportes, pensar na adaptação fisiológica é fundamental. O próprio treinamento em si é um exemplo de recurso dessa categoria, bem como outros tipos de mecanismos, como a massagem e a adaptação a novas altitudes.

Nutricionais

Dieta balanceada e programada pelo nutricionista, a exemplo do consumo adequado de carboidrato e proteína, enquadra-se na categoria. Os alimentos se transformam em ergogênicos quando pensados de maneira personalizada para melhorar o treino. Assim, uma substância comum se torna aliada, desde que utilizada de maneira adequada e de acordo com os objetivos específicos do esportista.

Quais são os principais exemplos de recursos ergogênicos e suas finalidades?

Quer exemplos de recursos ergogênicos? Alguns suplementos podem ser encontrados no mercado para potencializar ainda mais o treino. O GH promete auxiliar na quebra de gordura e na formação de proteínas, e a cafeína ajuda a acelerar o metabolismo. A carnitina, que é também produzida naturalmente no organismo, melhora a queima de gordura no organismo, e a glutamina auxilia na redução da quebra de proteínas.

Para finalizar, outros dois suplementos também trazem benefícios para o treino: o óxido nítrico aumenta a entrega de nutrientes para o corpo, e o DHEA facilita a perda de gordura e aumenta a massa muscular.

Esses são exemplos de suplementos disponíveis que ajudam a melhorar o desempenho, mas é importante lembrar que o uso dessas substâncias precisa ser feito de maneira controlada e consciente, já que elas podem causar efeitos colaterais danosos ao organismo quando mal aplicadas.

Entendeu como os recursos ergogênicos são benéficos para melhorar ainda mais o treino? Se bem aplicados, eles potencializam as atividades realizadas e ajudam a conquistar resultados mais rápidos e duradouros.

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