Alimentação Saudável

Saiba como manter a dieta no inverno e não extrapolar

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Você sabe como manter a dieta no inverno e não extrapolar nos alimentos calóricos? Confira algumas dicas para não perder o foco em nosso post exclusivo.
Tempo de leitura: 3 min

Chegar em casa, deitar no sofá e comer uma panela de brigadeiro assistindo à televisão. Esse, possivelmente, é o seu cenário perfeito para os meses mais frios do ano. O tempo gelado aflora a vontade de comer besteiras e de não se exercitar, porém, manter a dieta no inverno é necessário para não colocar em risco todo o esforço que você já fez para emagrecer.

Essa predileção por comidas inadequadas acontece porque a gordura atua como um isolante térmico, ou seja, nosso corpo entende que precisa ingerir pratos mais calóricos para se manter aquecido. Unindo isso ao fato de que o tempo frio nos desestimula a fazer exercícios físicos, temos uma verdadeira fórmula para o aumento de peso. Mas como driblar essas adversidades e manter o foco? Confira as dicas do nosso post!

Aposte nas sopas

As sopas podem ser grandes aliadas da alimentação saudável, principalmente no jantar, substituindo as saladas. Mas é importante ter atenção aos ingredientes para que ela não vire uma bomba calórica. Fuja, por exemplo, de caldos com muitos carboidratos ou bacon.

A sopa ideal deve ter uma porção de proteína magra, como o peito de frango ou o músculo, e legumes com poucas calorias, como couve-flor, chuchu, aipo, brócolis, alho-poró e abóbora. Você ainda pode incrementá-la com fontes de gordura boa, como um fio de azeite extravirgem e lascas de amêndoas.

Tome chás

O tempo frio também pode fazer com que você diminua a ingestão de água, por isso, os chás são uma boa opção para manter o corpo hidratado e aquecido. Tanto as versões naturais quanto as em saquinho podem ser consumidas sem risco de sair da dieta, pois apresentam um baixíssimo valor calórico.

Boas opções são o chá-verde e o de hibisco, que auxiliam na digestão e na perda de peso. Além disso, apostar em chás é uma ótima alternativa para manter o sistema imunológico saudável contra as gripes e resfriados. A bebida ainda pode controlar a ansiedade.

Não pule refeições

Nosso organismo precisa trabalhar mais no inverno para manter o corpo aquecido e, por isso, a sensação de fome é maior. A dica para contornar a fome excessiva é diminuir o intervalo entre as refeições para duas horas e meia, em vez de três, e consumir pequenas porções de alimentos pouco calóricos. Tente não pular refeições e nem ficar muitas horas sem comer para não exagerar no próximo lanche.

Experimente frutas assadas

Bateu aquela vontade doida de comer doce? A dica é apostar nas frutas, mas optar pelas versões assadas. Maçã, banana, pêssego e abacaxi feitos dessa forma ficam deliciosos e ajudam a diminuir a vontade de comer açúcar. Você ainda pode polvilhar canela por cima, que apresenta propriedades termogênicas, elevando a temperatura do corpo e auxiliando na perda de peso.

Manter a dieta no inverno pode parecer um desafio, mas, mudando alguns hábitos e fazendo substituições na alimentação, é possível permanecer com o peso desejado e ainda manter seu corpo aquecido.

É comum que, nos tempos frios, a prática de exercícios físicos também seja reduzida, porém, ela é muito importante para o seu bem-estar. Procure exercícios mais divertidos, como as aulas de zumba da academia, ou recorra a atividades na piscina aquecida, assim, vai ficar mais fácil criar coragem para manter a forma.

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Farmácia Extrato

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