Alimentação Saudável

Você sabe o que é psoríase? Descubra neste post.

/
1 0
voce-sabe-o-que-e-psoriase-descubra-neste-post.jpeg
Tempo de leitura: 3 min

A psoríase é uma doença de pele inflamatória e não contagiosa caracterizada por manchas vermelhas e descamativas que podem gerar muita coceira e desconforto. O problema é mais comum do que se imagina e estima-se que afete mais de 5 milhões de pessoas somente no Brasil.

Muitos pacientes sofrem com o preconceito atrelado a doença, por isso, ter informação é fundamental. Quer entender melhor o que é psoriase, como ela se manifesta e quais os principais tratamentos? Continue lendo este post.

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória crônica, autoimune e não contagiosa. Ela pode se manifestar tanto em homens quanto em mulheres, em diferentes graus e de forma recorrente. É caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas que formam placas, principalmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos, unhas e na região genital.

O problema pode afetar a qualidade de vida do paciente, pois compromete a estética, provocando constrangimentos e até o isolamento. Existem diferentes tipos de psoríase, sendo a psoríase em placas a mais comum, de simples tratamento. Contudo, existem casos mais extensos que podem levar à incapacidade física, comprometendo as articulações.

Como ela se manifesta?

Como já citamos, a psoríase em placas é a mais comum e caracteriza-se por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas com descamações brancas ou prateadas. As feridas podem coçar e causar dor e chegam a atingir todas as partes do corpo, inclusive as mucosas da boca.

Em casos mais graves, a pele ao redor das articulações pode abrir fissuras, provocando sangramentos. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com o tipo da doença, afetando também as unhas e causando rigidez e inchaço nas articulações.

Quais as causas da psoríase?

As causas do problema ainda não são bem esclarecidas pela comunidade médica, contudo, sabe-se que a doença é multifatorial, ou seja, vários fatores atuam juntos em seu surgimento. Entre eles, está o fator genético. Aproximadamente um terço dos pacientes com a doença apresentam parentes com o mesmo problema. Filhos de pais com psoríase, portanto, têm predisposição para o seu desenvolvimento.

Além da hereditariedade, outros fatores podem desencadear a doença, como:

  • estresse;
  • lesões, feridas, queimaduras e machucados na pele;
  • inflamação de garganta e infecções de pele;
  • HIV e Aids;
  • variações climáticas;
  • cigarro;
  • consumo de álcool em excesso;
  • reações a alguns medicamentos para transtorno bipolar, pressão alta e malária.

Quais os principais tratamentos?

A psoríase é uma doença crônica, portanto, não tem cura. Contudo, realizando o tratamento adequado, é possível auxiliar no controle dos sintomas. O principal procedimento é feito por meio do uso de cremes e pomadas anti-inflamatórias de uso tópico. Esse tipo de produto vai aliviar a coceira e dores e manterá a pele hidratada, o que é fundamental para reduzir a formação de placas e fazer com que as células parem de crescer tão rapidamente.

Outros tratamentos incluem o uso de fototerapia, um procedimento em que a pele é exposta à luz artificial ultravioleta (UVA e UVB) e ainda uso de medicamentos via oral como imunossupressores e medicamentos biológicos. A escolha do tratamento depende de fatores como grau da doença, idade e localidade da lesão.

A psoríase é uma doença autoimune que acomete grande parte da população e pode gerar muito desconforto. Somente um profissional capacitado está apto a fazer o diagnóstico e indicar o melhor tipo de tratamento para cada caso. Por isso, ao notar os sintomas, não deixe de buscar atendimento médico.

Agora você já sabe o que é psoríase e quais os sintomas da doença. Deixe nos comentários quais outros problemas de saúde você gostaria de conhecer melhor.

Farmácia Extrato

Dicas sobre saúde, cuidados com a pele, corpo, cabelos e bem-estar.

Posts Relacionados
/

A psoríase é uma doença de pele inflamatória e não contagiosa caracterizada por manchas vermelhas e…

/

A psoríase é uma doença de pele inflamatória e não contagiosa caracterizada por manchas vermelhas e…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up